A inauguração das novas instalações do Museu de Cabo Verde em Rhode Island marcou, este sábado,17, o segundo ponto da visita do Presidente da República de Cabo Verde à comunidade cabo-verdiana na região de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América. Neste domingo, José Maria Neves vai estar em Brockton.
Depois da sua participação na Investidura do Presidente da República de Angola, na quinta-feira,15, o Presidente da República de Cabo Verde iniciou na sexta-feira,16, uma visita de uma semana aos Estados Unidos da América.
Além do ponto alto, sua participação na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, José Maria Neves conta com uma agenda cheia, junto da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos.
Condecoração Memorial dos Veteranos
Ontem sábado,17, além e participar da inauguração das novas instalações do Museu de Cabo Verde, em Rhode Island, o Chefe de Estado cabo-verdiano condecorou o Memorial dos Veteranos Cabo-verdianos/Americanos com a medalha 1ª Classe da Ordem do Dragoeiro que simboliza a “resistência de um povo”.
A cerimónia, também no Estado de Rhode Island, foi promovida para assinalar os cinco anos do Memorial, um projeto edificado em honra aos patrícios cabo-verdianos que serviram na Defesa dos Estados Unidos da América.
PR no Festival “Nha terra nha Cretcheu”
Na manhã deste domingo, 18, José Maria Neves esteve na Associação Associação Cabo-Verdiana de Brockton e, no período da tarde, vai visitar o Festival “Nha terra nha Cretcheu” da comunidade cabo-verdiana em Pawtucket.
Falar de um Cabo Verde transacional
Nos próximos dias, 19,20 e 21, o Chefe do Estado vai participar da 77ª Assembleia-Geral das Nações Unidas onde promete falar de um Cabo Verde transnacional, em todos os domínios.
“Eu vou falar nas Nações Unidas de um Cabo Verde transnacional, um Cabo Verde que tem capacidades e competências nestas ilhas e na diáspora, em todos os domínios, na educação, na saúde, na transição digital, na transição energética, no desenvolvimento do ensino superior e da ciência”, precisou anteriormente em entrevista.
O evento que decorre desde terça-feira,13, reúne em Nova Iorque, chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, sob o tema “Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados”, sendo que o debate geral de alto nível está previsto para esta terça-feira,20.