A comunidade cabo-verdiana emigrada nos Estados Unidos da América (EUA) realiza, neste domingo,18, em Pawtucket, a terceira edição do festival “Nha téra, nha kretchêu”, com diversas actividades culturais e feira de saúde.
Segundo a activista social e cultural Melany Vieira, uma das organizadoras deste evento, a primeira edição aconteceu em Setembro de 2019.
Isto, na sequência de “alguma constatação” em torno das actividades que a comunidade cabo-verdiana tem vindo a realizar e em que a cultura tem sofrido “alguma negligência”.
Valorização da cultura cabo-verdiana
É neste contexto que nasceu o festival “Nha téra, nha kretchêu” para dar uma “atenção especial” à cultura cabo-verdiana “de forma genuína”.
Programa
Nesta terceira edição, hoje, domingo,18, não diferente das duas anteriores, Melany realçou que serão realizadas diversas actividades, entre elas, a divulgação da parte mais histórica do país, iniciando pela altura do descobrimento, até à independência e os dias mais modernos.
Programação
Além da história, está programada actuação de grupos musicais e de dança, com foco na “valorização da música tradicional” cabo-verdiana, além de tendas gastronómicas em que cada ilha tem a responsabilidade de apresentar os seus práticos típicos.
Os desfiles de carnaval e tabanca farão também parte deste evento a contar ainda com uma feira de saúde para triagens e exames gratuitos, vacinação contra covid-19 e gripes.
C/Inforpress