Mohombi, um dos nomes conhecidos da música internacional, será um dos convidados especiais da XI Gala dos Cabo Verde Music Award, que acontece no próximo dia 1 de Outubro na cidade da Praia.
“Mohombi, vencedor de dois Grammys Latinos, será um dos convidados especiais da XI edição da Gala Cabo Verde Music Awards”, anunciou hoje a organização da XI Gala dos CVMA.
Sendo assim, o artista dono de hits com milhares de vendas em todo o mundo juntar-se-á aos artistas cabo-verdianos para mais uma festa da música do país, sendo “convidado especial” assim como Big Rasta e Ceuzany e James dos Reis, anunciados recentemente.
Carreira de Mohombi
Segundo nota de imprensa dos CVMA, Mohombi é filho de mãe sueca e pai congolês, tendo saído do Congo aos 12 anos com o irmão para fugir à guerra.
Passou a viver na Suécia, onde estudou no Conservatório de Música de Estocolmo.
Popularizou-se entre 2000 e 2008 ao lado do irmão com o grupo ‘Avalon’ que junta hip hop, dancehall e ritmos africanos.
Produtor
A partir de 2008, Mohombi começou a destacar-se também como compositor e produtor, altura em que, nos EUA, conheceu o produtor RedOne, que trabalha com Lady Gaga, Usher e Jlo.
A partir dali, lançou uma série de “hits” de sucesso, colaborações com Akon, Nelly, Pitbull, Nicole Scherzinger (Pussy Cat Dolls) e tournées mundiais.
Grammy de Melhor Álbum Latino
Em 2016, o artista sagrou-se co-vencedor de um Grammy de Melhor Álbum Latino pelo seu trabalho no disco de Pitbull, Dale.
Um ano depois, lançou a plataforma #AfricaUnited com o intuito de construir pontes entre artistas africanos.
Em 2018 voltou a vencer um Grammy Latino de Melhor Álbum Urbano do Ano através da sua participação no disco “Vibras”, em particular no tema “Mi Gente” que produziu para J Balvin.
Projecto social
Fora do palco, Mohombi distingue-se também pelo seu lado social, sendo Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas na República Democrática do Congo, onde tem desempenhado um importante papel na luta contra a pobreza e a fome.