Os agricultores no Vale da Ribeira Grande, em Ribeira Grande de Santiago, contam a partir de agora com um Parque Solar Fotovoltaico para o fornecimento de energia eléctrica ao sistema de bombagem do Furo FST-827, um reservatório de armazenamento de água e rede de distribuição de água para a rega de 18 parcelas agrícolas.
A iniciativa foi levada a cabo pela Associação Cultural, Recreativa e Educativa de Santana (ACRES) que, apesar da crise, multiplicou os esforços para melhorar as condições de vida dos agricultores locais, estes que são os principais beneficiários do projecto.
“Este projecto, para além de ter ajudado os agricultores logrou gerar emprego numa época extremamente difícil e complicada para as mulheres chefes-de-família, as quais foram contempladas de modo a conseguirem tirar o seu pão de cada dia, num momento crítico no meio da pandemia”, avançou Leinilda Pereira, presidente da ACRES em comunicado.
A mesma acredita que a chegada da água para as culturas agrícolas foi um “autêntico maná”, sobretudo nestes tempos de seca prolongada em Cabo Verde.
Parceiros e financiadores
De salientar que as intervenções de monta no sistema de rega, com base no furo FST-827, no Vale da Ribeira Grande, Ribeira Grande de Santiago, foram financiadas pelo Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente GEF SGP.
Este projeto da ACRES contou com a parceria da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), da Água de Rega (AdR) e da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (CMRGS).