Duzentas famílias de baixa renda do município de Mosteiros, ilha do Fogo, estão a ser beneficiadas com ligação domiciliária de água no quadro do financiamento mobilizado pela Associação Fogo Solidário (Afosol) junto de instituições parceiras.
O projecto, no dizer do presidente do conselho directivo desta organização não-governamental (ONG), Eugénio Veiga, é tripartido, contando com a parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD), a Empresa Intermunicipal de Águas, Águabrava, e a Câmara Municipal de Mosteiros.
A IJCSUD disponibilizou um financiamento no valor de 35 mil dólares para a ligação de 155 famílias, mas com a parceria das outras instituições, incluindo as famílias beneficiárias que entram com a mão-de-obra, o número de ligações poderá atingir 200 famílias, segundo Eugénio Veiga.
“Neste momento, 130 famílias já dispõem de água nas suas residências”, disse o responsável da Afosol, sublinhando que com a extensão da rede de distribuição de água para garantir a cobertura das famílias que estão num raio superior a 15 metros e os casos isolados, o município de Mosteiros ficará 100 por cento (%) coberto com a ligação domiciliária nos próximos dias.
O valor global do projecto oscila entre os seis e os oito mil contos, devido às obras de extensão da rede, sobretudo para cobrir 13 famílias da localidade de Atalaia, zona norte, e sete da localidade de Relva, zona sul, mais distantes das redes de distribuição.
Na próxima semana, uma missão da IJCSUD estará na ilha para visita de acompanhamento do projecto de ligação domiciliária de água no município de Mosteiros, nomeadamente nas localidades de Atalaia, extremo norte, e Relva, no extremo sul.
Além deste projecto, a Afosol, através de financiamentos mobilizados junto de parceiros como a Embaixada dos Estados Unidos da América, beneficiou outras 45 famílias dos municípios de São Filipe e Mosteiros com ligação domiciliária de água, cobrindo povoados como Relva, Achada Grande e Corvo (Mosteiros).
C/ Inforpress