A Presidência da República e o Governo de Cabo Verde endereçaram mensagens de pesar ao Rei Charles III, pela morte, esta quinta-feira, da Rainha Isabel II, do Reino Unido.
“Foi com enorme tristeza e imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Ela marca de forma indelével a história do Reino Unido e do Mundo, pelo seu exemplo de perseverança e liderança ao longo dos seus 70 anos de reinado, e pelo constante progresso do seu povo. Uma verdadeira fonte de inspiração”, lê-se na carta encaminhada ao Palácio de Buckingham, pelo Presidente da República, José Maria Neves.
O Chefe de Estado apresentou as condolências “em nome do povo de Cabo Verde” e em seu próprio, palavras extensivas, segundo disse, a todo o povo britânico.
“Uma monarca de caráter, habilidade e presença singulares”, recorda UCS
Também o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva (UCS), endereçou igualmente um carta de condolências, “em nome do povo de Cabo Verde”, à primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, manifestando “profundas condolências” pelo falecimento da monarca, de 96 anos.
“Nossos pensamentos e orações mais profundas são transmitidos a todos os antigos súditos de Sua Majestade, incluindo aqueles nas nações do Reino Unido e em toda a Commonwealth. Com igual sinceridade, expressamos os nossos mais calorosos votos a Sua Majestade, o Rei Carlos III, augurando que seu reinado seja longo e próspero”, escreveu Ulisses Correia e Silva.
O chefe do executivo recorda a Rainha como “uma monarca de caráter, habilidade e presença singulares”.
“Além da duração sem precedentes de seu reinado, estavam as maneiras extraordinárias pelas quais ela inspirou e se conectou a seus súditos, juntamente com tantos membros da comunidade internacional. Em todo o mundo e mesmo durante os tempos mais turbulentos, ela era um farol de estabilidade, graça e humildade”, considerou.
A Rainha Isabel II faleceu esta quinta-feira, aos 96 anos de idade, e após um reinado de 70 anos, o mais longo da história do Reino Unido.