Nancy Moreira já se encontra em Moçambique, com o seu treinador e David Pina está a caminho, sozinho, para participarem no Campeonato Africano de Boxe. Ambos vão sem equipa técnica, porque o dinheiro não chegava para tudo, segundo a Federação Cabo-verdiana de Boxe. A mesma, reitera aquilo que já havia dito ao A NAÇÃO, que só recebeu 500 contos e é com esse montante que enviou dinheiro para pagar passagens e respectivas ajudas de custo, apenas aos dois atletas. O treinador de Nancy custeou as suas despesas todas.
A Federação Cabo-verdiana de Boxe reitera assim que só recebeu 500 contos para a participação de atletas no Campeonato Africano de Boxe e desmente o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) em relação a atribuição de 1600 contos.
“É absolutamente falso que o IDJ tenha disponibilizado à FCB 1600 contos para apoiar no Campeonato Africano de Boxe”, reage Manuel Monteiro em nota enviada ao nosso jornal.
São, reiterou, 500 contos disponibilizados (na segunda-feira à tarde) e que inclusive, garantiu, já permitiram custear as passagens para Moçambique dos atletas Olímpicos Nancy Moreira e David de Pina, custo este que não abarcou os treinadores ou uma equipa técnica.
Além das passagens, a mesma verba está a ser utilizada para susportar ajudas de custo com hotel, etc.
Atletas de fora
A FCB “lamenta” não poder custear as despesas de mais atletas “que trouxeram ouro, prata e bronze” em competições no mês de abril e que não vão poder representar o país no Campeonato Africano de Boxe, por falta de verbas.
Nancy Moreira já está em Moçambique e, inclusive, como disse ao nosso jornal, já enfrentou constragimentos com a hospedagem devido a atrasos na recepção das verbas enviadas pela Federação.
“Estou há dois dias sem dormir, psicologicamente triste e fisicamente cansada”, reagiu Nancy nas primeiras horas em Moçambique, devido a todos os constrangimentos por que passou para poder ir ao Campeonato, sem que as coisas fossem tratadas atempadamente.
A atleta viajou com o treinador que pagou as suas próprias despesas.
Já David de Pina está neste momento em viagem para Moçambique e também vai sozinho, sem treinador e nem equipa técnica. O atleta partilhou nas redes sociais imagens no aeroporto a caminho de Moçambique.
Recorde-se que conforme publicamos anteriormente aqui a Federação Cabo-verdiana e o IDJ têm versões contraditórias sobre verbas disponibilizadas para Campeonato Africano.
De notar que o Campeonato Africano de Boxe arranca a 11 de setembro e não hoje como tínhamos dito anteriormente.