A Associação “Donu nha Distinu”, do bairro de Castelão, Cidade da Praia, lança, esta sexta-feira, o projecto “Labador Kumunitário”, que vai entregar kits completos de lavagem de automóveis a quatro jovens dos bairros de Castelão e Coqueiro. A iniciativa está enquadrada no projecto “Nha zona siguru e inklusivu”, cujo propósito é prevenir a criminalidade juvenil.
Em entrevista ao A Nação, o coordenador executivo da associação, Admilson Mendes, explicou que esta iniciativa vem na sequência de uma outra lançada no passado mês de junho, que consistiu na entrega de kits de barbearia a outros quatro jovens da comunidade, para prestarem o serviço a domicílio.
Está enquadrada no projecto “Nha Zona Siguru e Inklusivu”, cujo principal objectivo é criar sinergias entre os jovens e permitir que tenham o próprio negócio, no sentido de prevenir a criminalidade juvenil nos bairros de Castelão e Coqueiro.
Independência financeira
A associação foi criada em 2020, com foco nos jovens e famílias em situação de risco, conforme explicou.
“Somos uma associação que dá atenção à camada em situação de risco, principalmente no que diz respeito à criminalidade. Assim, trabalhamos directamente com ex-reclusos, famílias e outros em eminência de prisão”, explicou Admilson Mendes, em junho, ao A Nação Online.
O projecto “Nha Zona Siguru I Inkluzivu”, financiado pela Câmara Municipal da Praia, contemplou, numa primeira fase, jovens e as famílias da comunidade, com formações para a independência financeira.
“O empoderamento dos jovens e das famílias é um aspecto fundamental para diminuir a criminalidade em Castelão e não só. Isto porque sabemos que, quanto mais ocupados estes jovens estiverem, menos direcionados para o mundo da criminalidade eles estarão”, sublinhou.
Para além da entrega dos kits de lavagem de carros, a associação está a trabalhar na criação de um espaço físico, para proporcionar melhores condições na prestação do serviço.