As chuvas que têm caído desde ontem, quarta-feira, 31 de Agosto, praticamente em todo o interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, deixaram os agricultores animados, mas também causaram alguns estragos, cortando algumas estradas de acesso.
Conforme avança a Inforpress, desde ontem à noite que têm caído chuvas mansas praticamente em todo o interior do município de Porto Novo para alegria dos agricultores, embora a queda de precipitação tenha interrompido também algumas estradas, devido à queda de pedras, como é o caso das vias nacionais que ligam Ribeira das Patas à Ribeira da Cruz e Selada a Alto Mira.
Conforme a mesma fonte, a estrada Ribeira das Patas – Ribeira da Cruz está interrompida por causa da queda de pedras, verificando-se o mesmo em relação à estrada de acesso a Alto Mira, conforme o condutor Amadeu Ramos.
Também a estrada carroçável de acesso ao Planalto Norte, onde tem chovido de forma ininterrupta nas últimas horas, está igualmente intransitável, segundo o condutor Otelindo Ferreira,
Alento para as nascentes
Os agricultores dizem-se, contudo, animados com a chuva que tem caído, numa altura em que muitas nascentes estavam em falência devido devido à seca nos últimos anos.
“Na Ribeira das Patas, choveu durante toda a madrugada desta quinta-feira. A água está a correr pelas ribeiras o que é bom sinal”, confirmou um agricultor deste vale, um dos mais atingidos pela seca dos últimos anos no concelho do Porto Novo.
De notar que os serviços da protecção não registaram ainda qualquer pedido de auxílio por parte das populações, segundo o representante dos bombeiros voluntários, Clemente Lopes.
C/Inforpress