O artista cabo-verdiano Tchecka vai actuar no Festival Cordas, na ilha do Pico, nos Açores. Aquele que é um dos mais virtuosos instrumentistas, compositor e interprete da música das ilhas, sobe ao palco do Auditório da Madalena na quarta-feira, 21 de setembro, para partilhar a sua música original e alguns clássicos de Cabo Verde.
Tcheka integra inclusive o programa educacional do Festival Cordas, com visitas a escolas e centros de apoio, além do concerto, em si.
Segundo nota de imprensa, não é a primeira vez de Tchecka no festival, e o músico faz questão também de “ir pescar e apanhar lapas no Pico, porque da última vez foram muitas moreias, mas desta vez quero peixe”, disse.
Perfil
Tcheka é um dos mais virtuosos músicos e intérpretes da nova geração cabo-verdiana, com um estilo inconfundível e muito especial onde junta os ritmos tradicionais, com uma fusão da contemporaneidade.
Natural da Ribeira da Barca, interior da ilha de Santiago, de onde absorveu desde criança as raízes da música cabo-verdiana, filho do violinista Nho Raul Andrade, cuja casa era uma verdadeira escola de música, Tcheka começou a cantar e tocar aos 9 anos.
Animava bailes e festas com o pai e os irmãos, a tocar mornas e coladeiras, mas a partir dos 16 anos começa a se interessar mais pelo batuko, a música tradicional de Santiago.
Mais tarde, a residir na cidade da Praia, Tcheka amplia os seus horizontes musicais e encontra o seu caminho: a reelaboração do batuko, numa mescla de influências que vão do blues à música africana contemporânea.
Hoje em dia, destaca-se como compositor e também como intérprete, com um toque subtil e ao mesmo tempo marcante no violão que o tem levado aos palcos do mundo.
Festival Cordas acontece de 16 a 25 de setembro em várias localidades do concelho da Madalena, Pico.