PUB

Santo Antão

Porto Novo: Moradores de Alto Mira em pé de guerra com agricultores devido à gestão da água 

Os moradores de Alto Mira, Porto Novo, e os agricultores da mesma localidade, estão em pé de guerra devido à gestão de água para o consumo humano. O conflito já foi parar ao tribunal. 

Em causa está, segundo o presidente da Associação dos Agricultores em Alto Mira, Ederlino Fortes, a água de uma nascente, sita no terceiro povoado de Alto Mira, destinada ao abastecimento do consumo da população e à agricultura.

Os agricultores estão a criar novas parcelas, o que, no entender dos populares, pode reduzir a quantidade de água para consumo, sobretudo, no segundo povoado de Alto Mira, cuja população depende da nascente.

Caso em tribunal 

Este conflito já chegou às barras do tribunal, segundo o líder dos agricultores, que explicou que os lavradores estão a criar novas parcelas já que as antigas, que ficam no leito das ribeiras, têm estado a desaparecer, nos últimos anos.

A população diz-se contra a decisão, já que, no seu entender, a criação de novas parcelas diminui a disponibilidade de água para consumo, avançou este responsável.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, disse a Inforpress desconhecer a existência de qualquer conflito envolvendo a gestão de água para agricultura em Alto Mira.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top