PUB

Cultura

Frutuoso Carvalho lança primeiro livro “Mãe, a sua bênção”

O professor Frutuoso Carvalho lançou, na sexta-feira, na Cidade da Praia, o seu primeiro livro de ficção, intitulado “Mãe, a sua bênção!” A obra retrata a evolução da personagem, em homenagem à falecida mãe.

“Este livro nasce de uma inspiração, e eu quero dedicá-lo à minha falecida mãe. No próprio título há a palavra mãe, que é muito grande e cara para mim. Mãe é progenitora, é fonte da vida, é onde tudo nasce, portanto é uma expressão de gratidão da minha parte”, referiu o autor.

Frutuoso Furtado, que falava à Inforpress, disse que a palavra bênção tem um sentido bíblico e que durante a infância pedia bênção aos pais e aos mais velhos, precisamente para guiar, orientar, aconselhar para os bons caminhos e desejar sucesso na vida futura dos mais novos.

Segundo avançou, a obra decorre em três espaços, com muito significado na sua vida. O primeiro, a localidade de Pedra Badejo, cidade onde nasceu, passou toda a sua infância, frequentou o ensino primário e fez amizades e tem o seu cordão umbilical.

“A partir da quarta classe, fui obrigado a deslocar-me à Praia, para continuar os estudos, no então Liceu Adriano Moreira. Então, a Praia é um espaço de transformação, de muito aprendizado (…) na minha juventude”, explicou.

O segundo espaço tem a ver com a Havana, em Cuba, onde foi professor, na ilha da Juventude e se tornou “cada vez mais adulto”.

“É curioso dizer que fui conhecer Cabo Verde em Cuba, porque tinha estudantes de todas as ilhas do País, onde reunimos, ensaiamos peças culturais das suas respectivas ilhas e concelhos, portanto foi uma vivência multicultural e a ilha da Juventude era realmente um espaço de diversidade cultural, porque ali havia mais de 90 nacionalidades, se convivam mutuamente, com um olho no livro e outro no futuro”, acrescentou.

Por outro lado, afirmou que a obra tem a ver com a própria evolução da personagem, ou seja, a infância, a juventude e a idade adulta, onde desempenhou cargos relacionados com a educação, política e entre outros.

O autor

Frutuoso Assunção Lopes de Carvalho nasceu na freguesia de Santiago Maior, Pedra Badejo, concelho de Santa Cruz, a 06 de Fevereiro de 1959.

Licenciou-se em Sociologia pela Universidade de Havana, Cuba, em 1991, tendo apresentado a monografia de final de curso com o tema “O processo docente no ensino e aprendizagem ao nível secundário –Reptos para o seu aperfeiçoamento”.

Participou nas jornadas académicas em Havana com o trabalho científico intitulado “Arte Oratória em Amílcar Cabral”.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top