“Limitless” é um podcast produzido pela agência TRUE África e apresentado em português pela cabo-verdiana Simone Spencer, que aborda temas pertinentes à realidade do nosso continente, com a proposta de encontrar soluções africanas para os problemas africanos.
Oprograma, que começou a ser produzido no início deste ano, terá 30 episódios, de 15 minutos cada. Cada episódio recebe três convidados que são desafiados a falar sobre assuntos que interessam aos africanos, conforme explica a apresentadora Simone Spencer.
“É feita de uma maneira informativa e divertida e procuramos soluções africanas para problemas africanos. Aborda temas variados, que mostram o potencial de África”, sublinha.
Dos episódios que já estão disponíveis, as perguntas e respostas abordaram temas como o desemprego em África, a forma de fazer activismo climático no continente, política, os direitos LGBTQI, entre outros.
Envolvimento de Cabo Verde
Para além da apresentadora para a versão portuguesa do programa ser cabo-verdiana, ele também conta com convidados cabo-verdianos que falam sobre projectos desenvolvidos no país, com interesse a nível do continente.
Questionada se existe engajamento dos cabo-verdianos na procura de soluções para a África, Spencer diz acreditar que sim.
“Cabo Verde faz parte de África. Os problemas que afectam o continente, por exemplo, a fuga de cérebros, o respeito ou o desrespeito pelos artistas, a energia verde, a propagação de notícias falsas, entre outros, são temas que afetam e deviam preocupar todos os africanos e Cabo Verde não fica de fora”, fundamenta.
Quanto à procura de soluções, encoraja ainda mais o envolvimento do país, bem como a partilha de ideias entre os países, num esforço conjunto para promover as potencialidades do continente e a resolução dos seus problemas.
“Onde nasci não diminui a minha africanidade”
Simone Spencer, que foi seleccionada para apresentar o podcast através de um processo de casting, diz-se honrada pelo “privilégio” e reforça que, o facto de ter nascido na parte insular e mestiça do continente, em nada afecta a sua africanidade.
“Não existe uma única identidade africana porque África tem mais de 50 países, cada uma com uma identidade própria, e, pode até parecer cliché, mas o que nos une é mais forte do que o que nos separa. A morabeza com que tanto identificamos Cabo Verde é comum em todos os países de África e eu amo o continente onde nasci e quero dar o meu melhor para contribuir para soluções e abertura de diálogos que sejam úteis para o nosso benefício comum”, explica a jovem artista.
Quanto à própria relação de Cabo Verde com o continente, diz que “está cada vez melhor”, embora ainda haja “muito por melhorar”.
“E o podcast Limitless, com certeza, nos vai ajudar a ver o grande potencial que há no nosso continente”, garante, encorajando as pessoas a ouvirem o programa, e conhecer diferente pontos de vista, de pessoas de todo o continente, e sobre os mais variados temas de interesse africano.
Natural da ilha de Santiago, Simone Spencer vive na Praia, é licenciada em línguas e mestre em interpretação e tradução mandarim-inglês. Ser rosto e voz do Limitless é, para ela, um desafio que diz encarar com toda a naturalidade.
Limitless
O podcast começou a ser produzido em português no início deste ano, idealizado pela agência mediática TRUE Africa. É difundido também em francês e inglês, pelo jornalista Claude Grunitzky, fundador da TRUE África.
A sua equipa de produção principal está sediada em Nairóbi, Joanesburgo, Londres, Paris, Nova Iorque, Praia, Maputo e Luanda.
Pode ser acompanhado online, através das plataformas Spotify e Apple, através da terminologia Limitless África (português).
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 782, de 25 de Agosto de 2022