PUB

Saúde

INSP socializa plano nacional sobre mudanças climáticas e saúde

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) realiza, hoje e amanhã, um workshop de âmbito nacional para dar a conhecer o roteiro de atividades do Ministério da Saúde sobre as mudanças climáticas e a saúde.

O objetivo, segundo o INSP, é reforçar o conhecimento das iniciativas e principais medidas de políticas a nível nacional e internacional, para fazer face aos efeitos das mudanças climáticas no setor da saúde.

Isto, no sentido de desenvolver e implementar um roteiro de atividades relacionadas com as Mudanças Climáticas e Saúde, de acordo com os compromissos assumidos na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 26).

“Para a construção de um sistema nacional de saúde ecologicamente sustentável, o país já dispõe do plano nacional de adaptação da saúde às alterações climáticas, do plano nacional de gestão dos resíduos hospitalares, que são instrumentos de grande relevância no processo de resiliência e adaptação da saúde pública às alterações climáticas no país, avança a instituição.

Protocolo de Kyoto

O INSP precisa, ainda, que, no que tange a estratégias para fazer frente às mudanças climáticas, o país ratificou a convenção quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o protocolo de Kyoto, a adoção da Resolução Quadro Operacional para Adaptação da Saúde Pública às Alterações Climáticas, o Acordo de Paris, bem como elaborou e implementação do Plano de Ação Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas.

A cerimónia de abertura do workshop decorre durante os dias 25 e 26 de agosto, hoje e amanhã, sexta-feira, presidida pelo Ministro da Saúde,  Arlindo do Rosário, a partir das 9h, na Cidade da Praia.

PUB

PUB

PUB

To Top