Último Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado o passado dia 10, contabiliza 27 mil 814 diagnósticos positivos de Varíola dos Macacos, em 89 Países.
O número de casos confirmados da Varíola de Macacos – noticia o portal odia.com.br -, cresceu 74 por cento (%), ou seja: 11 mil 98 novos casos, em duas semanas, conforme dados da OMS.
O último Relatório da OMS, referente a 7 de Agosto – e divulgado na quarta-feira, 10 -, contabiliza 27 mil 814 diagnósticos positivos, de 89 países, além de seis mortes.
Na última semana, o aumento foi de 19%. Segundo a OMS, 42 países relataram crescimento no número semanal de casos.
O “maior aumento” foi registado no Brasil. Os casos subiram 190,7% naquele País Lusófono da América Latina, considerando o Relatório anterior, divulgado em 25 de Julho, passando de 592 para mais de 1,7 mil.
Mortes fora da África
O Relatório também inclui, pela primeira vez, registo de mortes fora de Regiões Endémicas da África, a saber: na Espanha (dois), Índia (um) e Brasil (um).
O paciente brasileiro, que faleceu no dia 28 de Julho, tinha 41 anos e “co-morbidades, incluindo câncer Cancro (Linfoma)”.
No total, já são seis óbitos no Mundo.
A maioria dos casos notificados nas últimas quatro semanas, de acordo com a OMS, foram na Região Europeia (53%), seguida pela Região das Américas (46%).
Países com mais notificações
Os Países com maior número absolutos de notificações foram os Estados Unidos da América (sete mil 510), Espanha (quatro mil 577), Alemanha (duas mil 887), Reino Unido ( duas mil 759), França ( duas mil 239) e Brasil (mil 721).
Dez países relataram o primeiro caso, nos últimos sete dias, de acordo com a OMS. Eles são: Montenegro, Uruguai, Libéria, Sudão, Bolívia, Chipre, Guadalupe, Guatemala, Lituânia e São Martinho.
Dos casos em que a Orientação Sexual foi informada, 97% se referem a homens que fazem sexo com homens. No entanto, todos podem ser infectados, independente da sexualidade.
A Varíola dos Macacos é transmitida pelo Vírus “Monkeypox”, que pertence ao Género “Orthopoxvirus”.