Um emigrante da Brava, em França, que responde pelo nome de Eliseu Teixeira, lançou uma campanha de crowdfunding para conseguir angariar cerca de 150 mil euros para comprar um barco-ambulância para a sua terra natal. Apelando a um djunta mon de todos, o objectivo é dar uma resposta urgente à necessidade de evacuação eficiente na ilha, para que se possa evitar tragédias como a do jovem Djonny, adolescente de 14 anos que faleceu no passado dia 1 de Agosto.
“Estamos tristes, indignados e revoltados pela forma desumana como os doentes da ilha brava têm sido evacuados. No momento que precisam de mais atenção, melhor seguimento e cuidado, infelizmente têm sido transportados em embarcações de pesca, sem qualquer segurança e conforto”, começa por justificar o promotor desta campanha de angariação de fundos, para a compra de uma hidro-ambulância para a Brava.
O emigrante acredita que se todos colaborarem pode-se “mudar essa situação” se oferecer-se à Protecção Civil da Brava um “barco-ambulância bem equipado com material médico de emergência”.
O objectivo é que essa ambulância marítima fique “sempre” na ilha e em caso de emergência esteja “pronta para qualquer intervenção”.
Mais segurança para todos
“É um grande passo para a ilha porque vai trazer mais confiança e segurança para os seus moradores e também para os que têm planos de investir e morar na ilha”, argumenta.
Por isso, apela a todos a que não fiquem indiferentes e apoiem o projeto, para que Brava possa ter uma hidro-ambulância.
“É um pequeno passo para Cabo Verde mas um grande passo para a ilha Brava”, apela.
“Você que é filho da ilha Brava. Você que é crioulo ou amigo de Cabo Verde. Você que vive em Cabo Verde, Europa, América ou em outro lugar do mundo. Este é o primeiro e/ou maior projeto de angariação de fundos coletivo para Cabo Verde”, reitera no projecto descritivo do crowdfunding em curso.
A hidro-ambulância custa cerca de 150 mil euros e a campanha de angariação de fundos está a decorrer na plataforma online https://