A Cidade da Praia acolhe, entre 1 e 12 de agosto, dois ateliês para Instituições Superiores de Controlo das Finanças Públicas da África Francófona, subsaariana, a que Cabo Verde pertence.
Os ateliês, segundo nota do Tribunal de Contas, são organizados pelo Comité Regional de Reforço Institucional (CRRI) do Conselho Regional de Formação das Instituições Superiores de Controlo de Finanças Públicas para a África Francófona Subsaariana (CREFIAF).
O primeiro Atelier, que decorrerá entre os dias 01 e 05 de agosto, reunirá todas as ISC com caráter jurisdicional e tem por objetivo aprovar o Projeto do Guia sobre o julgamento das contas públicas, preparado pela Comissão Encarregue do Reforço das Capacidades Profissionais (CRCP).
No atelier, diz a mesma fonte, terá lugar a discussão final sobre as “contribuições” dos participantes sobre o projeto de Guia, para além de assegurar que o Guia considera as normas pertinentes em matéria de julgamento de contas e responde às preocupações das ISC e preparar os modelos de documentos pertinentes a anexar ao projeto de Guia.
O Segundo atelier, marcado entre 08 e 12 de agosto, será destinado à formação e sensibilização dos pontos focais das ISC do CREFIAF, e terá por finalidade o empoderamento, a melhoria da performance e a visibilidade das mulheres para um cada vez maior e melhor desempenho das mesmas.