PUB

Mundo

Varíola dos Macacos: OMS apela à redução de parceiros sexuais entre homens 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apela à redução de parceiros sexuais entre homens, para diminuir o risco de exposição à “Monkeypox” (Varíola dos Macacos).

O director-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus – citado pelo portal pt.euronews.com -, pediu, em conferência de Imprensa, a partir de Genebra (na Suíça), responsabilidade pessoal de todos e de cada um. 

Ghebreyesus alertou que o Surto de “Monkeypox”  “pode ser interrompido, se países, comunidades e indivíduos, se informarem e levarem os riscos a sério”. 

O líder da OMS deixou um apelo aos homens que mantêm relações sexuais com outros homens. “Para os homens que fazem sexo com homens, isso também significa reduzir o número dos parceiros sexuais e trocar informações com qualquer novo parceiro para poder contactá-los”.

Já foram detectados, desde Maio e fora do Continente Africano, 18 mil casos de “Monkeypox”. Mais de 70 por cento (%) das infecções foram registadas na Europa. Cinco pessoas morreram com a Doença, todas em África.

Transmissão 

De todos os casos, 98% estão relacionados com o contacto sexual entre homens. Mas de acordo com a OMS, qualquer pessoa pode ser infectada através de abraços, beijos, ou, por exemplo, em toalhas e/ou roupas de cama contaminadas.

Os principais sintomas passam por febre, dores musculares, erupção cutânea e inchaço dos gânglios.

A Vacina da Varíola está a ser usada contra a “Monkeypox” nos Estados Unidos da América, no Canadá e em toda a União Europeia.

O Mercado está a fabricar duas outras vacinas, mas ainda não há estudos sobre a eficácia do Medicamento.

PUB

PUB

PUB

To Top