PUB

Economia

São Vicente: Uma pessoa precisa de 12 contos só para alimentação por mês

Segundo o Índice de Consumo Especial (ICE), divulgado pela Associação para a Defesa do Consumidor (Adeco), uma pessoa, em São Vicente, precisa, neste momento, de 20.337 escudos para viver, ou seja, para custear os principais bens e serviços. Só para alimentação são 12.225 escudos. 

Os dados foram ontem facultados à imprensa por Marco Cruz, sócio e ex-presidente da Adeco.
Segundo informou, este novo índice procura medir o custo de aquisição de bens e serviços essenciais para um cidadão adulto.
“O objectivo é mostrar a realidade do consumo em Cabo Verde e qual é o custo de aquisição de bens e serviços e permitir à associação avaliar como é que os preços evoluem nos últimos tempos”, esclareceu.
 
IndicadoresEste índice leva em conta os principais bens e serviços essenciais ao ser humano para viver, como alimentação, água, electricidade, gás butano, comunicação e habitação.“Sabemos que há pessoas que consomem muito menos do que isso, mas só na parte da alimentação é cerca de 12.255 escudos. Estamos a referir a uma dieta básica com produtos locais e que, de uma forma mínima, uma pessoa deveria consumir”, disse.
 
No entanto, explicou que índice  não leva em conta os custos de educação, de saúde, transporte e outras coisas que a pessoa precisa em casa e que são também considerados essenciais. 
 
Sem gastos extraordinários Ou seja, clarificou, isso quer dizer que “é um indicador que não dá margem para gastos extraordinários com necessidades que podem surgir pontualmente”. Pelo que, defendeu que é um instrumento que vai mostrar “a realidade e o que é que é o nível de consumo que, no mínimo, uma pessoa deve ter”.Essa fonte explica ainda que este índice mostra que há um desfasamento entre o custo de vida e o salário mínimo nacional.“O desfasamento em relação ao salário mínimo nacional é grande. E uma das coisas que quisemos mostrar é que o salário mínimo nacional já não corresponde às necessidades”, sustentou.Conforme a mesma fonte, o Índice de Consumo Especial calculado em São Vicente servirá provisoriamente como referência nacional. 
 
Ainda, como esclarece, o índice e seus derivados serão actualizados numa base trimestral, podendo ser criadas as condições para que o mesmo seja actualizado mensalmente. 
 
Depois, um relatório oficial será produzido contendo os dados dos preços dos produtos amostrados, os índices calculados e as observações.
C/Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top