Cabo Verde já faz parte do grupo dos 30 estados africanos acionistas da instituição financeira Africa 50, que assegura financiamentos para infraestruturas no continente.
De acordo com fonte do Governo, citada pela RTC, o contrato que formaliza a entrada de Cabo Verde como acionista da instituição foi assinado a semana passada, em Marraquexe, Marrocos, durante a Assembleia Geral de acionistas.
“A adesão de Cabo Verde ao grupo de acionistas desta importante plataforma financeira acontece num período em que o país está a sair de uma grande recessão económica, em resultado da pandemia, a maior em África e nos grupo dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e em decorrência da nossa forte dependência do setor do turismo”, afirmou a Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, que representou o Governo na assinatura da adesão do país.
Plataforma financeira
Não foram revelados pelo executivo ou pela instituição dados sobre esta operação, sendo que, de acordo com a última actualização disponível pela África 50, Cabo Verde é o único país de língua portuguesa em África naquela estrutura.
A instituição descreve-se como uma “plataforma financeira” que pretende “contribuir para o crescimento de África, através do desenvolvimento e financiamento de projectos, catalisando capital do sector público e mobilizando financiamento privado”.
Antes da Assembleia Geral contava com 31 acionistas, entre os quais 28 Estados Africanos, o Banco de Desenvolvimento Africano o Banco Central dos Países da África Ocidental e o Banco Al-Maghrib, garantindo estes três, segundo dados de 2020, financiamentos de 878 milhões de dólares.
C/ RTC