PUB

Mundo

Moçambique: Oposição contra criação de novos municípios antes das Autárquicas de 2023

Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comuana, não revelou nomes dos potenciais novos municípios, mas diz haver condições para tal, antes das Eleições Autárquicas. 

O anúncio recente da ministra moçambicana da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comuana – de acordo com voaportugues.com -, sobre a criação de novos municípios naquele País Lusófono da África Oriental, antes das Eleições Autárquicas de 11 de Outubro de 2023, está a gerar desconfiança por parte de alguns Partidos Políticos da Oposição, que já manifestaram ser contra essa eventualidade.

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a terceira Força no Parlamento, e a Acção do Movimento Unido para Salvação Integral (sem assento parlamentar), classificam a pretensão do Governo de “manobra política”, para distrair a preparação dos Partidos para as próximas Eleições.

Embora se desconheçam os Distritos que serão elevados à Categoria de Autarquias, aqueles Partidos consideram haver pouco tempo para a criação de novos municípios face às Eleições do próximo ano, uma vez que os Órgãos Eleitorais já tomaram posse para preparar o Processo.

Argumentos 

Americo Yemenle, membro do Conselho Nacional do MDM diz não concordar que sejam criados novos Municípios porque “são jogos políticos” no Partido no Poder: a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique).

Por seu lado, Ussene Martins, chefe Nacional de Formação de Quadros  da Acção do Movimento Unido para Salvação Integral, considera que a maior inquietação do Partido é como será a Organização do Processo nesses Municípios ainda não anunciados, uma vez que que, “nas Autarquias existentes no País, o Processo de Preparação de Eleições já está no nível adiantado”.

Entretanto, o analista politico, Faque Francisco, argumenta que criar novos Municípios, agora, “vai complicar as Estratégias dos Partidos da Oposição, porque eles precisam preparar-se”.

Contudo, Francisco apoia a criação de novos Municípios “como parte do Processo de Descentralização no País, mas não agora”.

Saliente-se que a ministra Ana Comuana não avançou os nomes dos novos Municípios , mas garantiu haver condições para tal, antes das Eleições Autárquicas de Outubro de 2023.

PUB

PUB

PUB

To Top