O Exército Chinês denunciou, esta quarta-feira, a passagem do Contra-Torpedeiro dos Estados Unidos da América (EUA), “USS Benfold”, pelo Estreito de Taiwan como um acto de “provocação”.
O porta-voz do Comando de Operações do Teatro Leste do Exército de Libertação Popular, o coronel Shi Yi – citado pelo portal jn.pt -, disse que o “USS Benfold” navegou na terça-feira, 19, pelas águas do Estreito de Taiwan, cuja largura de 180 quilómetros separa a Ilha da Província Chinesa de Fujian.
O Comando ordenou que Forças Navais e Aéreas “monitorassem e controlassem” toda a Rota, assegurou Shi Yi.
Segundo o coronel, as “frequentes provocações e demonstrações” feitas pelos Estados Unidos expõem o País como um “destruidor da Paz e da Estabilidade” e o “criador de riscos” no referido Estreito.
Shi acrescentou que as Tropas do Comando Leste “permanecem em alerta máximo” para “defender a Soberania Nacional e a Integridade Territorial da China”.
A China garantiu, na terça-feira, que responderá com “Medidas Fortes” se a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a Democrata Nancy Pelosi, visitar Taiwan no próximo mês, uma possibilidade avançada, na terça-feira, pelo jornal “Financial Times”, mas não confirmada nem negada por Pelosi ou a sua Equipa.
Antecedentes
Taiwan é uma das principais fontes de Tensão entre a China e os EUA, principalmente, porque Washington é o principal fornecedor de Armas de Taiwan e seria o seu maior Aliado Militar, no caso de uma Guerra contra a China.
Taiwan, a Ilha onde se refugiou o antigo Governo Chinês depois de o Partido Comunista tomar o Poder no Continente, em 1949, assume-se como República da China, e funciona como uma Entidade Política Soberana.
No entanto, Pequim considera Taiwan uma Província sua e ameaça usar a força, caso a Ilha declare Independência.
Nos últimos anos, as incursões de aviões militares Chineses na Zona de Defesa Aérea da Ilha intensificaram-se.
No Fórum de Defesa Shangri-La, que se realizou em Singapura, em Junho, o ministro da Defesa Chinês, Wei Fenghe, disse que os seus Militares “esmagariam” qualquer tentativa de Taiwan de tornar-se Independente, e advertiu os EUA para pararem de tentar conter a China.