São Salvador do Mundo, no interior de Santiago, comemora, esta terça-feira, os 17 anos da sua proclamação enquanto município, após se ter desintegrado do território de Santa Catarina de Santiago, em 2005.
Para a comemoração da data, o concelho está a receber, desde ontem, a feira “Picos Feira Criativa”, na sequência da qual serão homenageadas confeiteiras de doces e bolos do concelho, para além de um desfile de artes e animação cultural.
A partir das 16h tem lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal, seguida da inauguração, às 17h, do centro de informação turística “Picarte”.
Ainda no âmbito das actividades comemorativas dos 17 anos da criação do município, a edilidade entregou, no passado dia 15, uma casa construída de raiz, em Pata Braba.
Picos continua sem alguns serviços
Dezassete anos da sua separação do município de Santa Catarina, o concelho de São Salvador do Mundo continua, entretanto, a partilhar alguns serviços, como a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a Delegacia de Saúde e o Tribunal.
O município também ainda não dispõe de bancos comerciais.
Por outro lado, conta com Paços do Concelho, serviços dos Correios de Cabo Verde, Igreja Paroquial, Delegação do Ministério da Educação, Centro de Saúde, Conservatória dos Registos e Cartório Notarial, Esquadra Policial e uma escola secundária.
Com um território de 31 quilómetros quadrados, o município de São Salvador do Mundo, constituído por uma freguesia, com o mesmo nome, é conhecido pela sua tradição industrial (serralheria, metalúrgica e mecânica), e pelas suas potencialidades agrícolas, turísticas e em tecelagem.
C/ Inforpress