Os jogadores da selecção de andebol de Cabo Verde acabam de fazer história ao sagrarem-se, pela primeira vez, vice-campeões de África. Venha agora o Mundial que vai decorrer na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de Janeiro de 2023.
Cabo Verde entrou a lutar desde o início pelo título, mas foi difícil bater o guarda-redes do Egipto que parecia defender quase todas as bolas que Cabo Verde tentava colocar na baliza, para ser campeão de África.
Mesmo assim, no jogo que terminou há pouco, no Hall Internacional do Cairo, os jogadores lutaram até ao fim, tendo o Egipto levado a melhor por 37 contra 25 golos.
No final da primeira parte os jogadores da casa já levavam a vantagem de 24-12 sobre os cabo-verdianos, hegemonia que mantiveram até ao fim.
Cabo Verde conquista assim o lugar de vice-campeão de África em Andebol na 25ª Edição da Copa de África, um lugar que sabe quase a primeiro, por aquilo que representa para a história da modalidade no país e que abre as portas do Mundial 2023.
Marrocos ficou em terceiro e Tunísia em quarto.
O percurso
Recorde-se que para chegar à final Cabo Verde iniciou com uma vitória sobre a Nigéria na fase do grupo, para depois perder com Tunísia, quando estava apurada a segunda fase.
Depois, nos quartos-de-final eliminou Angola (24-23), para nas meias-finais derrotar Marrocos (23-19) e carimbar o acesso à final, agora conquistada pelo Egipto.
Nas redes sociais já são várias as mensagens de parabéns dos internautas orgulhosos do colectivo nacional de andebol.