Arrancou esta segunda-feira,18, na Universidade de Cabo Verde, a segunda edição do Campus da Matemática Gulbenkian de Cabo Verde (CdM-CV). O evento visa desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática nos estudantes do 3º ciclo do ensino secundário, a nível do país.
As actividades decorrem até 22 de Julho no Campus do Palmarejo Grande, Praia e de 25 a 29, em Mindelo.
Os alunos do 11 º ano das ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Brava que participaram na primeira edição do CdM-CV, realizada em 2021, iniciaram esta segunda-feira,18, mais uma “jornada de Matemática” no Campus do Palmarejo Grande, Cidade da Praia.
Segundo nota de imprensa, são 36 alunos, e os seus respectivos professores, que farão parte do projeto criado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, organizado e executado pela Universidade de Cabo Verde, com o apoio do Ministério da Educação.
Na cidade da Praia, este evento para “desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática”, decorre até sexta-feira,22.
Alunos do barlavento reúnem no Mindelo
Na cidade de Mindelo, o CdM-CV inicia na próxima segunda-feira,25, e terá como público-alvo 30 alunos do 10º ano das ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Sal e Boavista e seus respectivos professores.
As actividades decorrem nas Instalações da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde, naquela cidade, até ao próximo dia 29.
Trabalhar habilidades e estratégias a favor da matemática
Recorde-se que a primeira edição do CdM-CV teve lugar entre os dias 19 a 30 de julho de 2021, nas instalações da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no Campus do Palmarejo e contou com 40 alunos do 10º ano e 16 professores do Secundário, de todas as ilhas do Sotavento.
O evento proporciona aos jovens um ambiente privilegiado para descobertas e desafios, que estimulam a sua curiosidade e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.
São várias as actividades em que os estudantes trabalham habilidades e estratégicas, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano.
Os participantes desenvolvem ainda, durante uma semana, competências nas áreas de concentração, organização e autoconfiança.