O Capitão da Selecção de Cabo Verde de Andebol Sénior, mostra-se confiante e tranquilo para o jogo da final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2022), a disputar, hoje, pela 18h00, contra o Egipto. Leandro Semedo diz que a pressão está do lado do Egipto e que, por isso mesmo, a equipa cabo-verdiana vai aproveitar para “divertir e viver a final”.
“Para mim é o jogo mais fácil do CAN 2022 visto que é um jogo que não temos pressão nenhuma. A pressão, que é uma coisa má, está do lado deles. Eles é que são campeões de África, eles é que jogam perante o seu público”, disse Leandro Semedo, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).
Leandro Semedo, que foi eleito pela Confederação Africana de Andebol “Homem do Jogo” na parida das meias-finais disputada contra Marrocos, destaca ainda o facto desta final, além de ser inédita, ser, igualmente, a primeira final continental africana alcançada por uma equipa cabo-verdiana.
Para o lateral de 27 anos, a selecção cabo-verdiana tem sido uma “guerreira” no CAN 2022, com uma grande aposta nas acções defensivas da equipa.
“A palavra que descreve o nosso grupo é guerreiro. Temos estado a ganhar os jogos na defesa que é a parte mais importante. É lá que temos estado a lutar para conseguirmos ganhar os jogos e, na final, não vai ser diferente”, concluiu o Capitão da Selecção de Cabo Verde de Andebol Sénior que, mais uma vez, espera contar com o apoio e a energia positiva de todos os cabo-verdianos.
Treinador Ljubomir Obradovic promete surpresa
O treinador sérvio da selecção cabo-verdiana, Ljubomir Obradovic, promete surpresa no jogo da tarde de hoje, 18:00 horas, contra o Egipto que vai fazer a defesa do título conquistado em 2020, na Tunísia, e em que Cabo Verde se classificou-se na quinta posição.
“Vamos tentar fazer uma surpresa”, afirmou Ljubomir Obradovic, dando os parabéns à Seleção Nacional. “Para já é um grande sucesso para Cabo Verde e para o futuro do andebol. Demonstrámos que é possível ir longe”, concluiu.
Já na antevisão do jogo dos quartos de final com Angola, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, António (Tony) Teixeira, havia destacado que os resultados alcançados não foram obra do acaso, mas sim, porque, entre outros aspectos, a Selecção de Cabo Verde de Andebol Sénior possui uma equipa técnica à altura dos desafios assumidos.
Tony Teixeira considerou que, pelo seu nível, competência e experiência, o treinador sérvio da selecção cabo-verdiana, tem sido decisivo para os bons resultados alcançados.
“É um treinador de nível mundial, não é um treinador qualquer. Muita gente não acreditava que podíamos conseguir um treinador com o nível de Ljubomir Obradovic para vir trabalhar connosco”, disse o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol sobre as qualidades do trinador sérvio da selecção cabo-verdiana de andebol.
Jogadores da selecção cabo-verdiana destacados pela Confederação Africana de Andebol
Bruno Landim: “Homem do Jogo” contra a Nigéria
Edimilson Gonçalves (Guarda-redes); “Homem do Jogo” contra Angola
Leandro Semedo: “Homem do Jogo” contra Marrocos
Percurso até à final de hoje
Recorde-se que para chegar à final Cabo Verde iniciou com uma vitória sobre a Nigéria na fase do grupo, para depois perder com Tunísia, quando estava apurada para a segunda fase.
Depois, nos quartos-de-final, eliminou Angola (24-23), para nas meias-finais derrotar Marrocos (23-19) e carimbar o acesso à final.
O Egipto, por seu lado, que faz a defesa do título de 2020, conquistou o passaporte para a final depois de eliminar a Tunísia nas meias-finais por 29-27.
Os cinco primeiros classificados apuram-se para o 28º Campeonato do Mundo de 2023, a disputar-se na Suécia e Polónia, de 12 a 29 de Janeiro de 2023.