A Selecção de Cabo Verde de Andebol Sénior Masculina venceu, na tarde deste sábdo, 16, a congénere do Marrocos, por 23-19, apurando-se para a Final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2022), que decorre desde 11 de Julho, no Egipto (Norte de África).
Em partida referente às Meias-Finais da Prova – conta a Inforpress -, disputada no “Hall Internacional” do Cairo (a Cidsade-Capital do Egipto), o Combinado Nacional, que entrou muito concentrado no jogo, terminou a primeira parte a vencer por 11-9, sendo que, nos primeiros dez minutos, tinha uma vantagem de quatro golos (5-1).
Na segunda parte, os comandados de Ljubomir Obradovic conseguiram manter a vantagem até aos 45 minutos, quando, pela primeira vez, os marroquinos avançaram no marcador (15-14), mas, logo de seguida, Cabo Verde voltaria a ganhar a vantagem e vencer a partida por 23-19.
O lateral cabo-verdiano Leandro Semedo foi considerado pela Confederação Africana de Andebol (CAHB) o “Homem do Jogo”.
Cabo Verde espera, na Final, a disputar-se este domingo,17, o vencedor do confronto entre Egipto – Selecção-Anfitriã e Campeã em Título -, e a Tunísia.
O CAN’2022 disputa-se até ao dia 18, contando com a participação de 14 selecções africanas.
Os cinco primeiros classificados apuram-se para o Campeonato do Mundo de 2023, a disputar-se na Polónia (no Leste da Europa), de 12 a 29 de Janeiro de 2023.
A Selecção do Egipto faz a defesa do Título, conquistado em 2020, na Prova realizada na Tunísia, onde Cabo Verde classificou-se na quinta posição.
O CAN’2022 estava inicialmente agendado para Janeiro deste ano, no Reino de Marrocos, mas foi adiado pela Confederação Africana de Andebol, face à alegada irregularidade no Sorteio, realizado em Dezembro de 2021.