O campus “Aminga”, de formação desportiva e educacional, procura novos talentos do desporto. Participam neste campus 128 alunos, a decorrer na Ecola Salesiana do Mindelo.
O projecto, que vai na sua segunda edição, foi criado pela atleta cabo-verdiana de voleibol Zina Gomes e a sua irmã mais velha Elizabete Gomes, ligada ao andebol, juntamente com o irmão Betinho Gomes e a esposa Sofia Ramalho Gomes, ambos basquetebolistas, ex-atletas do Benfica e internacionais por Portugal.
Trata-se de um projecto de formação que visa dar oportunidades aos jovens através do desporto e da educação, disse à Inforpress, a presidente do conselho directivo do campus, Zina Gomes.
Segunda edição
“Esta é a segunda edição. No ano passado, fizemos o projecto piloto com mais de 50 participantes, aprendemos muito e este ano quisemos dar esta oportunidade a mais participantes e conseguimos trazer mais de 128 alunos”, disse.
Convidaram assim alunos dos 13 aos 18 anos de todas as escolas secundárias da ilha de São Vicente para se inscreverem e quase que triplicaram o número.
Descobrir e premiar novos talentos
O objectivo deste campus, adiantou a mesma fonte, é promover a prática de andebol, voleibol e basquetebol e aulas de artes, informática e inglês com professores internacionais, além de docentes locais.
Segundo a treinadora e basquetebolista internacional portuguesa, Sofia Gomes, além da formação desportiva e educacional também querem descobrir e premiar novos talentos.
Prova disso, salientou, é que na primeira edição premiaram dois jovens de 17 anos com bolsas de estudo, e neste momento estão a estudar na academia de basquetebol em Portugal, a MVP Academy, e a competir no campeonato português.
C/ inforpress