A seleção de andebol sénior masculino de Cabo Verde venceu Angola, esta tarde, por 24-23 no jogo dos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2022) que decorre no Cairo, Egito. Com esta vitória, a equipa nacional passa às meias-finais e qualifica-se, automaticamente, para o Campeonato do Mundo de 2023
Os instantes finais da partida foram de muita emoção e algum dramatismo e podem ter sido os segundos mais longos em todo percurso da seleção nacional de voleibol já que, quando faltavam poucos segundos para o apito final, e com Cabo Verde a vencer pela margem mínima (24-23), Angola beneficiou de um penalti que poderia fazer com que a equipa angolana conseguisse o empate na partida.
Guarda-redes Edimilson, o “Homem do Jogo”
Felizmente, esses segundos finais da partida confirmaram a grande actuação que se vinha registando daquele que foi o “Herói da Partida”, o guarda-redes da selecção de Cabo Verde, Edimilson Gonçalves, que defendeu a penalidade, assegurando, assim, a vantagem mínima com que o jogo terminou, ou seja, a vitória da selecção cabo-verdiana por (24-23).
Edmilson também foi considerado pela organização do CAN 2022 o “Homem do Jogo”, como se não bastasse o título de “Herói da Partida” que certamente muitos cabo-verdianos o terão atribuído.
A primeira parte foi relativamente equilibrada e terminou com uma vantagem tangencial de Cabo Verde por 12 -13.
Na segunda parte, apesar da pressão da seleção angolana, Cabo Verde conseguiu manter-se sempre à frente do marcador e terminou a partida com uma vitória tangencial de 23-24.
Nas meias-finais, Cabo Verde vai defrontar o Marrocos que venceu, hoje, a Guiné-Conacri por 28-24. A partida está marcada para este sábado, 16.
Cabo Verde evita Egipto nas meias-finais
Na antevisão do jogo dos quartos de final com Angola, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, António (Tony) Teixeira, havia destacado que um dos factores motivacionais e aliciantes para a selecção cabo-verdiana era que, em caso de uma vitória sobre o combinado angolano, a selecção nacional não jogaria nas meias-finais com o poderoso Egipto que é a melhor selecção africana de todos os tempos.
“Se conseguirmos vencer Angola, nas meias-finais, evitaremos o Egipto, que é a melhor seleção africana de todos os tempos”, argumentou Tony Teixeira, explicando que, em teoria, enfrentando uma outra equipa nas meias-finais, a selecção cabo-verdiana teria muito mais possibilidades de chegar à final do presente Campeonato Africano das Nações (CAN 2022).
De facto, Cabo Verde conseguiu evitar o Egipto, calhando-lhe a selecção do Marrocos. Resta agora aguardar pelo jogo de amanhã, Sábado, possibilidade de chegar à final do presente Campeonato Africano das Nações (CAN 2022).
Percurso até às meias-finais
Antes desta vitória sobre Angola (24-23) nas meias-finais, a equipa nacional para chegar aos quartos-de-final alcançou a segunda posição do grupo C, graças a uma vitória sobre a Nigéria que ficou fora da competição já que também perdeu com a Tunísia, primeira do grupo com duas vitórias. A selecção do Quénia, que também fazia parte do grupo C, desistiu da competição.
Com esta vitória sobre Angola e a consequente passagem às meias finais, Cabo Verde passa a estar entre as quatro melhores selecções africanas, superando assim a quinta posição alcançada na edição anterior disputada na Tunísia, em Janeiro de 2020. A selecção do Egipto foi a vencedora dessa edição.
O Campeonato Africano das Nações (CAN 2022) de andebol decorre até ao dia 18 na capital do Egipto (Cairo), contando com a participação de 14 selecções africanas. Os cinco primeiros classificados apuram-se para o Campeonato do Mundo de 2023 da modalidade a ser disputado na Polónia, de 12 a 29 de Janeiro.
Recorde-se que o CAN’2022 estava inicialmente agendado para Janeiro deste ano, no Reino de Marrocos, mas foi adiado face à alegada irregularidade no sorteio realizado em Dezembro de 2021.
ACTUALIZADO