PUB

Desporto

CAN 2022 de Andebol: Cabo Verde disputa, esta tarde, frente a Angola, lugar nas meias-finais

A seleção de andebol sénior masculino de Cabo Verde defronta Angola, esta tarde, às 14h30, num jogo a contar para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2022) que decorre no Cairo, Egito. Em caso de vitória, a equipa nacional passa às meias-finais e qualifica-se, desde já, para o Campeonato do Mundo de 2023.

 A equipa técnica, os jogadores e dirigentes federativos estão cientes das dificuldades em vencer a seleção de Angola que, além de invicta no CAN 2022 e vencedora do Grupo D, com 6 pontos, é uma das mais fortes da competição e detentora de um importante palmarés a nível do continente africano.

António (Tony) Teixeira, Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol

Porém, acredita-se que, desse duelo lusófono, que promete ser escaldante, Cabo Verde pode sair vencedor e também fazer história, uma vez que superaria a quinta posição alcançada na edição de Tunísia em 2020.

“O nosso grande objectivo é vencer Angola, hoje. É um sonho alto, mas acreditamos que os nossos rapazes têm capacidade para estarem entre as quatro selecções africanas”, considerou António (Tony) Teixeira, Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).

Evitar Egipto, a melhor selecção africana de todos os tempos

Além de garantir um lugar no próximo Campeonato do Mundo (2023) da modalidade, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol faz questão de realçar que o jogo de hoje com Angola tem outros factores motivacionais e aliciantes para a selecção cabo-verdiana, porquanto, em caso de uma vitória sobre o combinado angolano, nas meias-finais, a selecção nacional não jogaria com o poderoso Egipto que é a melhor selecção africana de todos os tempos.

 “Se conseguirmos vencer Angola, nas meias-finais, evitaremos o Egipto, que é a melhor seleção africana de todos os tempos”, argumentou Tony Teixeira, explicando que, em teoria, enfrentando uma outra equipa nas meias-finais, a selecção cabo-verdiana teria muito mais possibilidades de chegar à final do presente Campeonato Africano das Nações (CAN 2022).

Leandro Semedo, capitão da selecção nacional

Tanto o capitão da selecção nacional, Leandro Semedo, como o jogador Flávio Fortes, reconhecem as dificuldades que vão encontrar na partida com a selecção angolana, mas mostram-se confiantes numa vitória.

Flávio Fortes, jogador da seleção nacional

“Sabemos que vai ser um jogo difícil contra uma equipa muito conceituada, mas estamos preparados e confiantes de que é possível vencer Angola”, garantiu Flávio Fortes, convencido de que a seleção pode fazer história nesta CAN e elevar o nome do andebol cabo-verdiano a nível africano e mundial.

O capitão Leandro Semedo partilha a mesma confiança e acredita que, apesar da distância, é muito importante que a equipa sinta que os cabo-verdianos estão a torcer por ela. “Contamos com o vosso apoio mesmo estando longe de Cabo Verde”, realçou.

Percurso até aos quartos-de-final

A equipa nacional chegou aos quartos-de-final depois de alcançar a segunda posição do grupo C, graças a uma vitória sobre a Nigéria que ficou fora da competição já que também perdeu com a Tunísia, primeira do grupo com duas vitórias.  A selecção do Quénia, que também fazia parte o grupo C, desistiu da competição.

Nesta CAN 2022, Cabo Verde procura superar a quinta posição alcançada na edição anterior disputada na Tunísia, em Janeiro de 2020. A selecção do Egipto foi vencedora dessa edição.

O Campeonato Africano das Nações (CAN 2022) de andebol decorre até ao dia 18 na capital do Egipto (Cairo), contando com a participação de 14 selecções africanas. Os cinco primeiros classificados apuram-se para o Campeonato do Mundo de 2023 da modalidade a ser disputado na Polónia, de 12 a 29 de Janeiro.

Recorde-se que o CAN’2022 estava inicialmente agendado para Janeiro deste ano, no Reino de Marrocos, mas foi adiado face à alegada irregularidade no sorteio realizado em Dezembro de 2021.

Visita às pirâmides de Gizé

Ontem, Quinta-feira, a selecção nacional sénior masculina de andebol aproveitou o dia de descanso para visitar as famosas pirâmides de Gizé.

 Jogos dos quartos de finais de hoje, Sexta-feira, 15

Guinée – Marrocos 07H30 (hora de Cabo Verde)

Tunísia – RD Congo 10H00 (hora de Cabo Verde)

Angola – Cabo Verde – 14H30 (hora de Cabo Verde)

Egipto – Argélia 15H00 (hora de Cabo Verde)

PUB

PUB

PUB

To Top