O Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, é convidado especial do Director Geral da Organização Internacional da Propriedade Intelectual (OMPI), para ser orador da 63ª Assembleia Geral, que arranca hoje, 14, e se estende até 22 de julho, em Genebra.
O Chefe do Governo discursou às 10 horas de Genebra, onde partilhou os progressos de Cabo Verde nos últimos anos, no domínio da Propriedade Intelectual (PI).
Em comunicado enviado à imprensa, o Governo sublinha que “Cabo Verde tem conhecido avanços significativos no domínio da Propriedade Intelectual (PI)”, através da implementação de um conjunto de ações estruturantes, que contribuem para a construção de um ecossistema nacional de PI equilibrado, robusto e eficaz.
“De se destacar a aprovação da Carta de Política de Propriedade Intelectual (CPPI), uma das medidas do Programa do VIII Governo Constitucional 2021-2026, que será um norte da atuação no domínio da Propriedade Intelectual nos próximos anos e está alinhada com as políticas e estratégias do país a médio e longo termo”, aponta.
O país tem procurado, segundo a mesma fonte, dar ênfase ao uso estratégico dos direitos da Propriedade Intelectual no turismo, na economia azul, economia verde, economia digital, na cultura e indústrias criativas, na ciência, tecnologia e inovação, no comércio e na indústria.
“De se referir que Cabo Verde aderiu a um conjunto de tratados relevantes em matéria de Propriedade Industrial, que trarão benefícios para o país, bem como permitirão assegurar, aos criadores e operadores económicos nacionais, a proteção e valorização das suas criações e dos seus ativos além-fronteira,”, explica.
Na sua viagem a Genebra, o primeiro-ministro faz-se acompanhar pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro.
Encontro com comunidade
Para além da participação da Assembleia Geral da OMPI, o governante deve cumprir uma agenda de encontros com individualidades internacionais, para além de um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente na Suíça.
Destaque-se, ainda, a assinatura, esta quarta-feira, do Acordo de Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Cabo Verde e Barbados pelos embaixadores dos dois países.