A escola de iniciação desportiva “Ponta do Sol Volei” e um grupo da sociedade civil promovem em Ribeira Grande de Santo Antão, uma campanha de recolha de sapatilhas desportivas para apoiar atletas desfavorecidos. A falta de calçados tem levado à desistência de vários jovens da prática de desporto, revela Rui Silva, um dos representantes do projeto.
A iniciativa decorre em Ponta do Sol, Santo Antão, e pretende apoiar jovens desfavorecidos da escola de iniciação desportiva “Ponta do Sol Volei” que têm dificuldades em obter sapatilhas para treinos. São 48 crianças dos 10 aos 16 anos, além de mais 40 jovens na categoria sénior a frequentar a referida escola.
Muitos destes jovens, segundo o representante da iniciativa, Rui Silva, tem desistido da prática desportiva devido a carência de equipamentos, nomeadamente sapatilhas para treinos.
“A maioria das crianças não tem condições de obter um ténis para as atividades desportivas. Estamos a falar de pessoas carenciadas e que até chegam a abandonar os treinos por falta de sapatilhas”, avança Rui Silva ao nosso jornal.
“Calçá um altleta”
É neste sentido que decidiram criar a campanha “Calçá um Atleta” para arrecadar sapatilhas novas ou usadas e criar condições para envolver, cada vez mais, crianças e jovens no desporto, a começar pelas sapatilhas.
A escola “Ponta do Sol Volei” está a funcionar efetivamente desde Novembro de 2021, depois dos condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19 e, desde então, como adianta Rui Silva ao A Nação, o desempenho dos jovens tem sido impressionante, com altas performances em competições regionais.
Mas, muito mais do que vitórias, Rui Silva prefere destacar a inclusão que o desporto tem promovido entre os jovens de diferentes idades porque, como diz, já se sente melhorias desportivas e sociais na escola sendo que os atletas que se encontravam afastados da sociedade encontraram a inclusão no “Ponta do Sol Volei”.
O promotor destaca, ainda, o incentivo à melhoria do estilo de vida e de práticas saudáveis, contudo critica a falta de espaços para a prática do desporto na Ponta do Sol, bem como a carência de apoios da Câmara Municipal e de instituições ligadas às iniciativas desportivas.
As doações de sapatilhas podem ser feitas em qualquer membro do grupo em Ponta do Sol ou em alguns representantes em outras ilhas. As informações para doação estão disponíveis na página de Facebook “PS Volei”.