O Grupo Desportivo Palmeira e a Associação Académica do Mindelo, disputam, hoje, às 15h30, no Estádio Municipal Arsénio Ramos, em Sal Rei, Boa Vista, uma final inédita do Campeonato Nacional de Futebol de clubes, época 2021/2022.
Apesar de ser uma final inédita, esse jogo entre uma equipa de São Vicente, a Académica, e outra do Sal, o Palmeira, remete-nos para um passado ainda recente, já que, curiosamente, a última final do Campeonato Nacional de Futebol, realizada na época 2018/2019, no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, também envolveu uma equipa de São Vicente, o Mindelense, que se sagrou campeão, e outra do Sal, o Oásis.
Assim, a história do confronto entre equipas do Sal e de São Vicente vai-se repetir, só que, desta feita, num palco diferente, ou seja, na ilha da Boa Vista, em vez do Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.
Treinadores optimistas mas cautelosos
Numa antevisão desta final, os dois treinadores, Carlos Machado, da Associação Académica do Mindelo, e o Dixinha, do Grupo Desportivo Palmeira, manifestaram-se bastante optimistas e, ao mesmo tempo cautelosos, considerando que numa final não há favoritos e que a percentagem de vitória é de 50% para cada lado.
Por sua vez, os capitães Maniche, Académica, e Latch, Palmeira, jogadores que já foram campeões de Cabo Verde ao serviço do Mindelense, realçaram o percurso das duas equipas afirmando tratar-se de dois conjuntos que de tudo farão para levar a taça para as respectivas ilhas.
Nos dois jogos das meias-finais, o Palmeira, eliminou o Botafogo da Ilha do Vulcão, tendo empatado 0-0 no jogo disputado no campo de São Lourenço (São Filipe), ilha do Fogo. No segundo jogo, realizado na ilha do Sal, no estádio Marcelo Leitão, a equipa verde e branca da ilha do Aeroporto venceu por 1-0.
Nota curiosa é o facto de esta vitória por 1-0 frente ao Botafogo nesse segundo jogo das meias finais, realizado no estádio Marcelo Leitão, o Palmeira manteve a “tradição” de marcar em todos os jogos em casa para o presente Campeonato Nacional de Futebol de clubes.
A Académica do Mindelo deixou pelo caminho o Rosariense Clube Ribeira Grande (Santo Antão) depois de o ter goleado por 4-0, no Estádio João Serra, em Ponta do Sol, Santo Antão, no jogo da segunda mão das meias-finais, e de ter conseguido um empate a duas bolas no primeiro jogo realizado no estádio Adérito Sena em São Vicente.
Trio de Santiago Norte lidera equipa de arbitragem
A equipa de arbitragem nomeada para esta final do Campeonato Nacional de Futebol época 2021/22 entre o GD Palmeira e a Academia do Mindelo é da região desportiva Santiago Norte. Trata-se de um trio liderado pelo árbitro principal Luizito Sanches (Bá) que será auxiliado por Nedil Vaz e Adilson de Brito.
Eliandro Pinto, da região desportiva da Boa Vista, será o quarto. Sabino Correia (Santiago Norte) e Janine da Luz (Santo Antão Norte) serão os delegados do jogo.
Tudo a postos para a grande final
O presidente da Associação Regional de Futebol da Boa Vista (ARFBV), Carlos Lima, garante que tudo está a postos para o jogo decisivo, tendo destacado que várias actividades estão a ser levadas a cabo à volta da final.
Por sua vez, o vereador do desporto da Câmara Municipal da Boa Vista, Abel Ramos, também assegurou que toda a logística está “bem montada”, tendo a programação iniciado na quinta-feira, 07, com a recepção do staff da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que se encontra na ilha da Boa Vista para acompanhar os jogos.
“A expectativa para acolher este campeonato é grande. A Câmara Municipal e a ilha toda, espera-se que as duas equipas que vão disputar a final façam um grande espetáculo de futebol”, afirmou, enaltecendo que, a ilha, o país e o futebol nacional sairão a ganhar com este campeonato de futebol.
O jogo, recorde-se, está agendado para as 15:30, no Estádio Arsénio Ramos, na cidade de Sal-Rei.