“Prémio Literário/Científico Dr. Henrique Teixeira de Sousa” é o novo concurso literário lançado esta semana pela Câmara Municipal de São Filipe no âmbito das comemorações do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade, que se assinala no próximo dia 12 de Julho. O lançamento deste novo concurso coincidiu com o anuncio do vencedor da 1ª edição do “Prémio Literário Pedro Cardoso”, também da autarquia são-filipense, o mosteirense Lourenço Gomes de Pina com a sua obra “Festa tradisional na roda de burkan”.
Diferente do prémio Pedro Cardoso, criado no ano passado para prestigiar obras escritas em crioulo da Ilha do Vulcão, o prémio Dr. Henrique Teixeira de Sousa não tem obrigatoriedade de ser na língua de terra, o crioulo cabo-verdiano, pelo que pode ser apresentado em língua portuguesa, sendo que um dos critérios é a sua originalidade e ser inédito. O vencedor tem direito a um prémio de 200 mil escudos cabo-verdianos (200 contos).
Inscrições abertas desde quinta-feira, 7 de Julho
Para concorrer ao prémio, os interessados devem inscrever-se através de correio eletrónico ou nos balcões da Câmara Municipal de São Filipe. A organização informa que “não serão aceites trabalhos enviados pelos Correios”.
As inscrições arrancaram na última quinta-feira,7, e decorrem até 6 de Novembro próximo, sendo que o vencedor será conhecido no final do ano.
Vencedor do Prémio Pedro Cardoso
O anúncio deste novo concurso de literatura aconteceu na quinta-feira,7, nas instalações da Casa das Bandeiras, dia em que foi anunciado o vencedor da primeira edição do “Prémio Literário Pedro Cardoso”.
A obra “Festa tradisional na roda de burkan” do mosteirense Lourenço Gomes de Pina foi a escolhido pelo júri formado por Filinto Silva (escritor), Almeida Louro (professor) e Manuel da Luz Gonçalves (professor/escritor).
Escolhido de um total de seis trabalhos, dos quais um foi desclassificado por ter sido publicado anteriormente, “Festa tradisional na roda de burkan” recebeu do júri um total de 249 pontos, com a justificativa de que “cumpriu todos os requisitos para conquistar o primeiro lugar”.
Pela conquista, Lourenço Gomes de Pina receberá um prémio monetário de 200 mil escudos, mas o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, indicou que aedilidade vai mobilizar parcerias para tentar editar todas as obras concorrentes, esperando que para a próxima edição possa contar com mais obras.
Novos prémios a caminho
Em entrevista citado pela Inforpress, o autarca são filipense Nuías Silva avançou que é intenção da Câmara Municipal, lançar, nos próximos anos, outros prémios, nomeadamente prémios juvenis e a nível escolar.