PUB

Desporto

Governo promete “o apoio que for necessário” à seleção sénior masculina de andebol no CAN 2022

O Governo garantiu, hoje, “o apoio que for necessário” à seleção sénior masculina de andebol que vai representar Cabo Verde no Campeonato Africano das Nações 2022, a decorrer de 9 a 18 de julho no Egipto. O Primeiro Ministro foi esta manhã ao Gimno Desportivo, Cidade da Praia, deixar palavras de incentivo e estímulos à equipa nacional que parte para o Egipto na madrugada desta quinta-feira.

“A selecção de andebol tem tido um desempenho muito forte. É a primeira equipa que participou num Mundial, em condições ainda de pandemia, e tem representado Cabo Verde ao mais alto nível”, notou Ulisses Correia e Silva, em declarações aos jornalistas após desejar “boa sorte” ao combinado nacional.

Para o chefe do executivo, Cabo Verde conta com jogadores de muita “valia” e enalteceu a “forte” contribuição da diáspora cabo-verdiana “por a selecção contar com muitos jogadores que militam nos países onde Cabo Verde tem uma comunidade muito significativa”.

Seleção à espera de patrocinadores 

Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), António Teixeira, disse que a instituição já conseguiu uma verba que garante entre 60 a 70 por cento (%) das despesas e que neste  momento estão a depender dos patrocinadores.

“Temos um patrocinador oficial que é a CVMóvel, temos também a Enapor, e estamos à espera dos patrocínios que poderão entrar, de modo a não termos prejuízos”, precisou o dirigente federativo, reconhecendo que o país passa por uma situação “difícil”.

“Penso que cada um de nós deve dar um contributo para que esses jogadores, que conseguiram estar num mundial pela primeira vez, possam estar também neste CAN e com a meta de estarem novamente no campeonato do mundo”, apelou o presidente da FCA.

Em relação ao facto da selecção de Cabo Verde já conseguir somente 70% do orçamento, Ulisses Correia e Silva assegurou que o Governo vai, junto de algumas empresas, conseguir contribuições uma vez que, conforme explicou, associando o patrocínio está-se a vincular uma marca a um grupo vencedor.

“Aquilo que for o complemento necessário, o Governo, através desta parceria com as empresas, vai tentar cobrir”, prometeu o primeiro-ministro.

A selecção cabo-verdiana  integra o Grupo C da competição, lado a lado com as equipas nacionais da Tunísia e Nigéria.

Cabo Verde inicia a sua campanha no CAN’202 a 12 de Julho ante a Nigéria para cinco dias depois, 17 do mesmo mês, defrontar a Tunísia.

De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Andebol, os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a segunda fase.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top