O Presidente da República, José Maria Neves, sublinhou, esta terça-feira, na cidade da Praia, que o 05 de Julho é o “dia maior da histórica política contemporânea de Cabo Verde”.
“É o dia em que assumimos os nossos destinos com as nossas próprias mãos e começámos a escrever nós mesmos a nossa história“, justificou José Maria Neves, após deposição da coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, no âmbito das comemorações do 47º aniversário da Independência Nacional.
Para o mais alto magistrado da Nação é também um dia de valorizar a história e a memória cabo-verdianas, uma vez que, conforme defendeu, “só quem valoriza a memória pode construir um futuro melhor”.
“Este é o nosso desejo para todas as cabo-verdianas e cabo-verdianos”, disse José Maria Neves, que fez, pela primeira vez, a deposição da coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral enquanto Presidente da República.
A Independência Nacional ocorreu a 05 de Julho de 1975 e foi proclamada pelo então presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, hoje falecido, tendo como palco o Estádio da Várzea, na Cidade da Praia.
O 05 de Julho de 1975 é hoje considerado pelos cabo-verdianos a data maior e um marco “importante e histórico” para o arquipélago.
C/ Inforpress