PUB

Desporto

Praia: Escola de Futebol de Achada Grande Trás promove gala comemorativa dos 10 anos de existência

A Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT), na Praia, promove, hoje, sábado, 18, pelas 17h00, na placa desportiva de “Marrocos”, uma gala para comemorar os 10 anos de existência dessa agremiação desportiva criada a 12 de Junho de 2012.

Segundo a organização a “Gala EFAT 10 anos” contará com a presença do Ministro Adjunto do Primeiro-ministro para juventude e Desporto, Carlos Monteiro e será uma oportunidade para homenagear todos aqueles que, directa ou, indirectamente, têm contribuído para o “bom” funcionamento da escola.

A “Gala EFAT 10 anos” é um dos pontos altos desta comemoração e será marcada pela actuação de artistas amigos da escola. 

Programa

Manú Reys, Gá da Lomba, Edmar Lest, Zeca de Ninoca, Camané de Celina, escola de música Raiz de Tambarina e actuação do grupo musical da EFAT são os nomes que vão abrilhantar a festa. 

A gala terá ainda a animação do DJ Tubaron e momentos de Stand Up Comedy com Jailson Miranda e Henrique Alinho.

Entrega de certificados

No decorrer do evento serão entregues certificados de reconhecimento aos padrinhos e madrinhas da escola e certificados de mérito escolar aos melhores atletas dos escalões sub 11 a sub 15, em masculino, e aos escalões sub 15, 17 e 20 em feminino.

A organização convida por isso todos os alunos, pais e a comunidade em geral, a participarem neste festa que é de todos. 

Para além deste evento, no domingo, 19, a EFAT oferecerá aos seus alunos uma festa para celebrar Junho, o mês da criança.

Desporto como aliado

Recorde-se que o caminho da EFAT começou no dia 16 de Junho de 2012, quando um grupo formado por três jovens e três adultos, moradores da comunidade de Achada Grande Trás, se reuniram para formalizar a  criação de uma escola de iniciação desportiva na referida localidade.

A intenção, conforme informações avançadas na página do facebook da escola, era combater a acentuada taxa de abandono escolar, criminalidade juvenil, uso de álcool e outras drogas por parte dos adolescentes e jovens, tendo o desporto como aliado principal.

Hoje, volvidos dez anos da sua criação, um dos mentores e responsável da EFAT, Edy Garcia, diz sentir-se orgulhoso do percurso da organização, que é referência em Cabo Verde, por participar activamente no processo educativo de centenas de crianças e adolescentes.

De notar que a EFAT ganhou, recentemente, a primeira edição da taça do município da Praia na categoria sub 17.

Angélica Vaz

PUB

PUB

PUB

To Top