Ahuna Pires é uma jovem cabo-verdiana, estilista em penteados protectivos, que reside no Luxemburgo há quatro anos. Recentemente desenvolveu o projecto “Embracing Natural Hair”, ou seja, abraçar o nosso cabelo natural, onde o objectivo é ajudar as crianças africanas a aceitar e gostar do próprio cabelo natural.
O intuito, segundo Ahuna Pires, é, também, auxiliar as crianças a aprenderem pequenas técnicas e formas de cuidarem do cabelo natural, como forma de aceitação.
“Este é um assunto que deve ser abordado com as nossas crianças, porque não podemos deixá-las crescer com os mesmos traumas que nós tivemos que passar”, frisa.
A mesma explica ainda que a iniciativa surgiu porque observou vários comentários e um certo desconforto de crianças que frequentam o seu salão afirmando não gostarem dos seus cabelos.
Ajudar crianças a gostarem e aceitarem o cabelo afro
“Muitas crianças chegavam ao meu salão e diziam que se sentiam feias com o cabelo natural e por isso não gostavam, então em conversa com o meu companheiro fomos idealizando tudo”.
Ahuna assegura que proteger as crianças africanas de traumas e desconfortos por terem o cabelo crespo ou cacheado é uma responsabilidade de todos, por isso faz os penteados protectivos, com a finalidade de proteger o cabelo natural.
“É um projecto educativo que trabalha a mente das pessoas sobre a aceitação das nossas raízes e assim proteger as crianças”.
Por: Tiana Silva