O pároco do Porto Novo, padre José Pires, pede uma igreja, em Porto Novo, à altura das celebrações de São João. Para o pároco, não faz sentido ter uma celebração conhecida internacionalmente e não dispor de uma igreja que faça jus à sua dimensão.
A atual igreja paroquial, construída nos anos 70, além de estar em avançado estado de degradação, tem-se revelado pequena para as celebrações religiosas do dia-a-dia, principalmente em datas especiais.
É neste sentido que o pároco de Porto Novo pede a construção de uma igreja que esteja à altura das celebrações de São João, conhecidas internacionalmente.
Segundo avançou ao A Nação, os fiéis têm colaborado, mas ainda falta muito para se construir a igreja projetada.
Novo sítio
Além do mais, defende a construção da igreja em um outro sítio, sem que se tenha de demolir a antiga, tendo em conta os constrangimentos que a igreja católica poderá enfrentar com as obras.
Segundo informações, a igreja matriz terá capacidade para receber 700 pessoas sentadas, vai ser erguida no sítio onde fica a igreja paroquial, numa área de cerca de 3400 metros quadrados.
A igreja católica em Porto Novo está a assinalar as comemorações do Santo Padroeiro do município com peregrinações nas zonas e atividades com jovens.
O pároco pede que se celebre a mensagem de São João e que reine a prudência nesta época.