Cerca de 90 adolescentes, do 9º ano de escolaridade participam, do projeto “KriA_Ason”, no âmbito dos workshops de Design Thinking no Centro Educativo Miraflores, na cidade da Praia.
O evento que termina neste sábado,11, visa criar soluções criativas para desafios actuais, sobretudo para o desenvolvimento da cidade da Praia.
O workshop, de três dias, que arrancou na quinta-feira,9, teve como objectivo dotar os adolescentes de capacidades e ferramentas que lhes permitam “desenvolver empatia para com os problemas que afectam a comunidade”, “analisar e respeitar a diversidade”, entre várias outras valias, para o desenvolvimento sustentável de uma comunidade.
Adolescentes “referência”
Através de uma série de sessões levadas a cabo pela mentora do projecto, Hernídia Tavares, os workshops de Design Thinking, com o projecto “KriA_Ason” no Centro Educativo Miraflores, na cidade da Praia tem intuito final de fazer com que os 90 adolescente participantes sirvam de referência nas suas comunidades.
Isto, participando activamente na criação de soluções relativamente a questões sociais, como por exemplo a Inclusão, a Violência, Segurança, Entretenimento, Meio Ambiente e a Resiliência.
Soluções inovadoras para desafios atuais
A ideia é também fazer com que os participantes desenvolvam propostas de projectos, produtos ou programas, que sejam soluções inovadoras para desafios atuais da comunidade, contribuindo assim para mudanças significativas, duradouras e sustentáveis em vários sectores.
O ponto alto do Projeto KriA_Ason é a apresentação dessas soluções, às
autoridades locais, garantindo o compromisso da sua implementação, sempre que isto for considerado viável.
Voluntários
Para além de cerca de 90 adolescentes do 9º ano de escolaridade, o workshop que termina neste sábado,11, contou com a participação de um grupo de 8 profissionais voluntários, de diferentes áreas, que quiseram dar o seu contributo para a capacitação integral destes alunos
“Design Thinking”, com o projecto “KriA_Ason” no Centro Educativo Miraflore foi apoiado pelo PNUD, através do Accelerator Lab.