A Universidade de Cabo Verde está a desenvolver, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID), o projeto “EMPREATUR”. O mesmo visa promover o desenvolvimento sustentável do turismo na ilha de Santiago. O projeto tem a duração de dois anos e está orçado em 100 mil euros.
Sendo o turismo um dos principais impulsionadores da economia cabo-verdiana, a Uni-CV desenvolveu o projeto “EMPREATUR” que visa o fortalecimento do ecossistema de empreendimentos no setor turístico e promover o turismo como impulsionador do crescimento económico sustentável da ilha de Santiago.
Com este projeto, pretende-se aumentar o conhecimento e o envolvimento dos principais responsáveis da área do turismo sustentável, como fonte de oportunidade de desenvolvimento da ilha.
Incubação de ideias
Outro dos objectivos passa por desenhar e implementar um programa de formação e apoio a empreendedores para a incubação de ideias de negócios no setor do turismo em Santiago.
Espera-se que a iniciativa contribua para a consecução do objetivo 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no sentido de promover um crescimento económico, inclusivo e sustentável, o emprego e trabalho digno para todos.
Beneficiários
Os principais beneficiários serão a unidade de empreendedorismo da Uni-CV e os funcionários da universidade.
O projeto está orçado em 100 mil euros e conta com parceiros como a Associação de Turismo de Santiago, o Ministério do Turismo e Transportes e o Instituto do Turismo de Cabo Verde.
O financiamento é garantido pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.