PUB

Santiago

Jéssica Monteiro: Ser vegana em prol da saúde e meio ambiente

Imagem: D-Black Silva

Jéssica Monteiro da Veiga é uma jovem atleta, praticante de musculação e farmacêutica de profissão. Natural de Santa Catarina e residente na Cidade da Praia, adoptou uma alimentação vegana em 2020, para alcançar um estilo de vida mais saudável e amigo também do ambiente.

A sua inspiração, segundo contou ao A NAÇÃO, veio de uma amiga vegetariana, que a apresentou a esse mundo onde não entra qualquer alimento de origem animal.

 Por ser praticante de musculação, explica, no início teve dúvidas quanto à ingestão de proteínas, mas que foram sanadas, com a ajuda e orientação de profissionais.

A melhor decisão

 “Em Abril de 2020 a minha amiga me enviou um documentário que falava de atletas que adotaram esse estilo de vida. Pesquisei muito e, em maio, comecei a minha jornada. Foi a melhor decisão”, garante a jovem.

 Essa escolha, segundo conta, trouxe várias vantagens para a sua saúde, começando em coisas simples como a cicatrização de um ferimento ou a qualidade do sono.

Alimentação, base de tudo

 “Eu acredito que a alimentação é a base de tudo. Para o ganho de massa muscular, emagrecimento, qualidade de vida, desempenho físico, qualidade do sono, saúde intestinal, ou seja, o corpo no todo”, considera.

 Para além do bem físico, a jovem sublinha ganhos importantes a nível do próprio meio ambiente.

 “Diminui o lixo ambiental, a poluição dos mares e outros e é mais racional. Diminui o desmatamento, a escassez de água e o efeito estufa”, enumera.

Mais opções na restauração

 Dentro da realidade de Cabo Verde, diz que o veganismo, por ser uma alimentação à base de plantas, pode ser também mais económico.

Entretanto, diz que há ainda poucas iniciativas a nível da restauração, o que dificulta, por exemplo, na hora de viajar. 

Uma realidade que acredita que poderá mudar, aos poucos, através de atitudes simples, como pedidos de pratos veganos em restaurantes e até sugestões. 

PUB

PUB

PUB

To Top