O capitão do mar António Duarte Monteiro foi nomeado hoje o novo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA). Nome proposto pelo Governo, a nomeação foi feita pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas de Cabo Verde, José Maria Neves.
Antes de proceder à nomeação, o chefe de Estado ouviu, em separado, os deputados membros do Conselho Superior da Defesa Nacional, as representações dos três partidos com assentos parlamentares, o Major General Anildo Morais (agora ex-CEMFA) e o próprio Capitão-do-Mar, António Duarte Monteiro.
“Sendo as Forças Armadas uma instituição republicana, a sua missão e desempenho devem merecer o mais amplo consenso na sociedade cabo-verdiana, máxime entre os órgãos de soberania e entre o Estado e a sociedade”, fundamentou o chefe de Estado.
A nomeação do novo CEMFA mereceu, segundo nota da presidência da República, largo entendimento entre todas as forças políticas representadas no Parlamento.
Perfil
Natural de São Nicolau, o novo CEMFA, que até o momento desempenhava as funções de Vogal Executivo no Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos, foi Capitão dos Portos de Barlavento entre 2013 e 2020.
Entre 2015 e 2021 desempenhou, também, em regime de acumulação, as funções de Presidente da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento, CNCSAR.
Ao longo da sua carreira militar, António Duarte Monteiro desempenhou importantes funções nas Forças Armadas, como Comandante da Guarda Costeira entre 2009 e 2012, Comandante da Esquadrilha Naval do Comando da Guarda Costeira entre 2007 e 2009 e Comandante das Unidades Navais do Comando da Guarda Costeira entre 2006 e 2007.
Já em 1993, com a criação da Guarda Costeira, tinha sido designado o primeiro representante das Unidades Navais em São Vicente.