O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, Orlando Delgado, reapresentou esta quarta-feira, o projeto do Estádio Municipal do Tarrafal e deu garantias de que o projeto é exequível.
Orlando Delgado explicou que o estádio do Tarrafal vai servir Ribeira Grande, e que da forma que foi idealizada pode no futuro ter a prática de desporto a “nível internacional”.
“Hoje, poderíamos ter as máquinas já aqui para as pessoas terem a noção daquilo que vamos fazer. Não vamos executar o projecto de uma vez porque não temos recursos para isso”, salientou.
Entretanto, Orlando Delgado garantiu que já assinou um contrato com uma empresa para fazer primeiro a requalificação e drenagem de Tarrafal, para depois avançar com as obras no estádio.
Edil pede desculpas
O autarca ribeira-grandense aproveitou o momento também para “pedir desculpas” e explicou aos moradores de Tarrafal o porquê da colocação de terra dentro do campo pelado da localidade.
É que, conforme o mesmo, a câmara solicitou uma proposta para levantar o piso em 1,70 metros e o mesmo ficou orçado em cinco mil contos, “só para encher o campo”.
“A intenção da câmara é aproveitar a terra, e uma vez que temos esse material dragado na ribeira e com esse material já diminuímos o custo que iriamos colocar lá”, pontuou.
Falta de comunicação
Orlando Delgado prosseguiu que “talvez o facto de não terem dado uma explicação inicial e as pessoas não conhecendo o projecto”, induziu as mesmas a pensar que de facto a edilidade estava a colocar entulho em Tarrafal.
Trata-se, segundo a mesma fonte, de um projecto “exequível” que será feito em fases.
Na próxima época desportiva,diz, os ribeira-grandenses “podem contar” com um espaço que permite jogar, “em princípio de terra batida”.
Em Agosto de 2020, na apresentação pública do estudo prévio, Orlando Delgado avançou que o projecto do Estádio Municipal do Tarrafal estava orçado em 115 mil contos.
O projeto
O projecto do Estádio Municipal do Tarrafal foi desenhado pelo arquitecto António Jorge Delgado, também engloba uma requalificação futura da zona, sendo que o estádio contará com dimensões de 100X55 metros.
A lotação das bancadas será de 1.270 lugares sentados e vestiário, e, numa primeira fase, terá dois balneários, um para cada equipa e dois balneares para árbitros.
Contará ainda com duas instalações sanitárias para o público, um gabinete médico, sala de fisioterapia, sala de imprensa, tribunas de transmissão de rádio e televisão, bem como uma sala de conferência e ginásio.
C/ Inforpress