A Iniciativa Outros Bairros consta da lista dos 20 finalistas do Prémio Aga Khan de Arquitetura 2022, na Suiça, após a nomeação, em junho de 2021, entre 563 projetos selecionados em todo o mundo. Os vencedores distribuirão, entre si, um milhão de dólares.
O prémio, que é atribuído pela fundação suíça em três ciclos, de três anos, é considerado um dos galardões mais prestigiados do mundo, no reconhecimento de exemplos de excelência arquitectónica.
O reconhecimento engloba as áreas do design contemporâneo, habitação social, melhoria e desenvolvimento comunitário, preservação histórica, reutilização e conservação de áreas, bem como design paisagístico e melhoria do ambiente.
Os vencedores do prémio, segundo a Iniciativa Outros Bairros, serão conhecidos no outono deste ano.
Em edições anteriores, diz a mesma fonte, os vencedores foram posteriormente nomeados no Prémio Pritzker (considerado Nobel da Arquitetura).
Outros Bairros
A Iniciativa Outros Bairros (IOB) é uma experiência piloto de reabilitação de zonas autoconstruídas, a partir de uma pesquisa-ação centrada no bairro de Alto Bomba, no Mindelo.
Recentemente ficou em primeiro lugar no prémio “Obra do Ano de 2022”, uma iniciativa da ArchDaily, que celebra o melhor da arquitetura lusófona.
Entre maio de 2019 e dezembro de 2021, elaborou a reabilitação urbana do Alto de Bomba, a partir do modo de vida da população local, transformando 5000 m2 de espaço público que afeta 171 casas da zona e cerca de 800 moradores.
Interrompidas as obras, por falta de financiamento, está ainda por elaborar cerca de 60% da obra no Alto de Bomba e a totalidade da obra nas zonas de Fernando Pó e Covada de Bruxa.