Comemora-se nesta quarta-feira, 1 de junho, o Dia Internacional da Criança. Este ano, por iniciativa do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), a efeméride está a ser assinalada de forma descentralizada, a nível do país. O objectivo é chamar a atenção sobre os desafios que persistem em matéria de proteção da criança e do adolescente em Cabo Verde, como o combate à violação de menores.
Santo Antão
Em Santo Antão, o 1 de Junho é comemorado na cidade do Porto Novo, com as mais variadas actividades, desde música, aeróbica, demonstração de karaté, esgrima e basquetebol, além de leitura/conto de histórias e desenho livre.
Este evento enquadra-se nas actividades do ICCA para assinalar o mês da criança, um pouco por todo o país, com actividades que incluem, entre outras iniciativas, conversas abertas sobre a problemática infantil.
Praia
Na cidade da Praia, a autarquia, através da Direção de Promoção Social, tem programado um conjunto de atividades para celebrar o “Dia da Criança,” proporcionando “um dia de alegria, com vivências diversificadas, experiências lúdicas de aprendizagem e diversão fora do seu habitual contexto educativo”.
O evento, no Largo da Quebra Canela, arranca por volta das 14 horas e, segundo a organização, “todos os pais e encarregados de educação estão convidados a levarem as crianças a participar nas atividades”.
Ainda na Capital, o Parque 5 de Julho, que reabre as portas, vai oferecer diversas opções de divertimento para os mais novos, uma tarde animada com música, lanche, pula-pula e piscina.
Assomada
Em Santa Catarina, a Câmara Municipal, através do Pelouro do Desenvolvimento Social, assinala o 1 de Junho, com atividades na Zona Pedonal, a partir das 9 horas.
O evento inclui uma tenda do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), com uma ação de sensibilização sobre o sofrimento das crianças vítimas de agressão física, psicológica e sexual.
A partir das 13 horas, arranca a Tarde Cultural com o Palhaço XclumBumBa, pintura facial, pula pula, sorteios e brindes.
“Tudu Kriansa Kanta” em Santa Cruz
Também enquadrado nas actividades do Dia Internacional da Criança, a Câmara Municipal de Santa Cruz, interior de Santiago, realiza a 11ª edição da Gala Final de “Tudu Kriansa Kanta”, um evento “marco” deste dia no concelho.
Este ano, há apenas vozes femininas na final, no total de sete raparigas de diversas localidades deste município, que vão disputar o título da “voz mais bela do concelho”. A gala está marcada para às 17 horas na praça municipal.
Gala de pequenos cantores no Fogo
Na ilha do vulcão, mais precisamente no município de São Filipe, o 1 de Junho é comemorado com a gala de pequenos cantores e danças.
A gala acontece no final da tarde, na Praça do Presídio, contando com um total de 10 participantes seleccionados através de casting realizados nos agrupamentos escolares do município.
Também nos Mosteiros, a autarquia em parceria com a Delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e colaboração da Delegação do Ministério da Educação de Mosteiros, pretende realizar a gala de vozes e de dança no Polivalente João de Joia na cidade de Igreja.
Crianças dos outros concelhos do país também têm atividades desta natureza, organizadas pelas escolas e jardins infantis, autoridades locais e instituições que trabalham com as crianças.
Iniciativa do ICCA…combater os desafios em matéria de proteção
Parte dos eventos culturais e recreativos que acontecem a nível dos municípios, enquadra-se numa programação de actividades do ICCA que, junto com outras entidades, pretende dedicar o mês de junho aos mais pequenos.
O foco é “chamar a atenção da população cabo-verdiana, crianças e adultos, para as principais problemáticas e os principais desafios que o país enfrenta ao nível da proteção das crianças e adolescentes”.
Desafios que persistem
Recorde-se que os crimes de violação sexual de crianças e dos adolescentes carece de melhores respostas para a diminuição dos casos, e as próprias instituições que lutam contra esta causa pedem uma “justiça mais amiga da criança”.
Dentre outros desafios, em matéria de proteção da criança, continuam por desvendar o desaparecimento de crianças, casos que persistem há mais de 4 anos sem nenhuma resposta.
É o caso de Nina, Filú, Edvânia e a Edine Jandira Robalo Lopes Soares (com o seu bebé) que continuam desaparecidos e o país não sabe o paradeiro desses menores, exigindo respostas às autoridades.
Efeméride
De relembrar que o Dia Internacional da Criança foi instituído a 20 de novembro de 1959, data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
No entanto, todos os países lusófonos, excepto o Brasil, comemoram a efeméride no dia 1 de Junho desde 1950.
De notar que em Cabo Verde, segundo os resultados do último censo do Instituto Nacional de Estatística (INE), as crianças representam 28,2 por cento (%) da população cabo-verdiana.