PUB

Política

Cabo Verde é o 2ª melhor ecossistema para startup tecnológica da CEDEAO

Sapo

Cabo Verde subiu sete posições no ranking mundial de Ecossistema de Inovação da StartupBlink, ocupando, em 2022, a posição 80 a nível mundial e o segundo lugar na CEDEAO. Em 2020 entrou no ranking dos cem melhores ecossistemas para startups de base tecnológica, do mundo.

“Antes de 2019, não estávamos nesta lista. Em 2020 entramos, orgulhosamente, pela primeira vez, no top 100 do StartupBlink, que avalia os melhores ecossistemas globais de startups de base tecnológica”, afirmou o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.

Hub digital de excelência

Segundo este responsável, o Governo tem como propósito a criação de uma economia transformada e digitalizada, posicionar o país como um hub de prestação de serviços digitais de excelência, para o mercado regional.

“A partir do momento que entramos no ranking, prometemos trabalhar, arduamente, para nos mantermos no top 100 e subir posições, e a verdade é que, em 3 anos, subimos sempre”, sublinhou Pedro Lopes.

Para alcançar as metas propostas, avançou, diferentes iniciativas têm sido implementadas, desafiando, constantemente, jovens empreendedores a criar e apresentar soluções tecnológicas para os desafios a que são expostos.

Reconhecimento

“Este posicionamento é o reconhecimento de uma aposta bem clara, deste Governo, em políticas públicas que dão cada vez mais condições para os jovens se formarem e empreenderem no digital em Cabo Verde”, frisou.

A subida, segundo disse, é igualmente um reconhecimento das startups e do talento de quem empreende no digital em Cabo Verde.

Nos últimos três anos, conforme recordou, foram lançados programas direcionados ao empreendedorismo de base tecnológica, como é o caso do “Kôde Verde”, o primeiro programa de formação profissional em programação.

Constam ainda do programa Bolsa Cabo Verde Digital, de pré-incubação, o  GoGlobal, de participação em eventos internacionais, e outras iniciativas.

PUB

PUB

PUB

To Top