A Associação de Criadores de Gado do Porto Novo, Santo Antão, tem alertado para a “má qualidade” da ração animal subsidiada pelo Governo. Segundo o representante da associação, a ração tem impedido as cabras de produzirem leite.
Romeu Rodrigues, da referida associação, informou à Inforpress que a ração que está a ser subsidiada pelo Governo, em 30%, no âmbito dos efeitos de mitigação da seca, no Porto Novo, “não tem qualidade”, facto que está a preocupar os pastores.
A maior preocupação, segundo diz, tem a ver com o gado caprino. Isto porque a ração, devido à “falta de qualidade”, está a ter o efeito contrário, ou seja, precisou, as cabras leiteiras, ao consumirem a ração, deixam de produzir o leite.
Sem rendimento
Sem leite, as famílias ficam sem fonte de rendimento.
“Já alertamos ao Ministério da Agricultura e Ambiente sobre esta situação. A ração subsidiada pelo Governo está a secar as cabras para a aflição dos criadores”, sublinhou este responsável.
Na zona Sul e no Planalto Norte, os criadores de gado já tinham avisado a “quem de direito” para “controlar a qualidade da ração” para poderem “manter a produção de queijo”, actividade que sustenta mais de uma centena de famílias nestas duas localidades.