PUB

Política

União Africana: JMN participa da Conferência dos Chefes de Estado e Governo na Guiné Equatorial

O Presidente da República, José Maria Neves, participa, nos dias 27 e 28, na Guiné Equatorial, em duas sessões extraordinárias, seguidas da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana. A Cimeira Humanitária e a Conferência de Doadores da União Africana vão discutir desafios relacionados com a assistência humanitária em África.

A ocasião, segundo nota da presidência da República, servirá para defender o financiamento sustentável das necessidades humanitárias e mobilizar recursos para a resposta humanitária no continente.

A mesma refere que as necessidades humanitárias em África são impulsionadas, sobretudo, por catástrofes relacionadas com o clima, que se têm tornado cada vez mais recorrentes, o aumento das atividades terroristas, conflitos, instabilidade política e pandemias, fenómenos que têm revertido os processos de desenvolvimento no continente.

No sábado, José Maria Neves participará na 16ª Sessão Extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que se vai debruçar exclusivamente sobre o terrorismo e as mudanças inconstitucionais de Governo em África.

“O encontro será uma oportunidade excecional para os Chefes de Estado e de Governo africanos presentes analisarem os desafios do terrorismo e do extremismo violento, bem como as mudanças inconstitucionais de governo no continente, com vista a, entre outros, tomarem ações urgentes e medidas necessárias para apoiar os países que estão a enfrentar os graves efeitos do terrorismo”, explica a mesma fonte.

No final da conferência, da qual resultará a Declaração de Malabo, o Presidente da República deverá ainda realizar contactos bilaterais com homólogos africanos.

PUB

PUB

PUB

To Top