O Grémio Desportivo Amarante celebra, em junho, 86 anos de existência. Para o presidente, Nuno Leite, comemorar os 86 anos do clube é motivo de orgulho, no momento em que o Grémio está a relançar-se com a subida à primeira divisão, oito anos depois. Para assinalar a data deste emblemático grupo estão acontecer várias actividades.
O aniversário do Grémio Desportivo Amarante é assinalado com duas semanas intensas de atividades desportivas e culturais. Uma data que orgulha o presidente e sócios do grémio que relança-se, assim, à primeira divisão das competições de futebol em São Vicente.
As comemorações do 86o aniversário do clube homenageiam duas figuras emblemáticas do clube, além de um funcionário e um desportista conhecido, cujo os nomes ainda não foram revelados.
Actividades
Além de torneios de xadrez, oril, bilhar e snooker, está previsto um encontro de reflexão sobre Desporto, no dia 3 de Junho.
No dia 1 de Junho acontece a prova de ciclismo, mas antes, dia 31 de Maio, tem lugar um Sarau Cultural. Já no dia 2 de Junho há a festa de aniversário do clube e, depois, as atividades culminam com um Jantar de Gala dia 4 de Junho, no Salão do Amarante, com Toy Pinto e banda.
Resgatar prestígio, imagem e reconhecimento social
O relançamento do Amarante acontece com uma visão sustentável, como detalha o presidente Nuno Leite, mas também assente no resgate do prestígio, imagem e reconhecimento social do clube, rentabilização dos ativos e dinamização de atividades sociais e ambientais.
De notar que o clube tem tido ao longo da sua história sempre preocupações sociais e famílias e zonas carenciadas, em São Vicente, têm sido alvo de ações sociais por parte do grémio, com a distribuição de cestas básicas, entre outras ações levadas a cabo pelos sócios.
O Grémio Desportivo Amarante nasceu em junho de 1936 e desde então já foi campeão de Cabo Verde, esteve desde 2014/2015 na segunda divisão, mas conseguiu subir, recentemente, à primeira divisão ao vencer o Farense por 1-0 na segunda mão da Liguilha.